Topo

Lula diz que processo democrático saiu fortalecido e quer fortalecer relação com prefeitos eleitos

Da Agência Brasil<br/> Em Brasília

27/10/2008 11h11

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou nesta segunda-feira (27) o processo eleitoral brasileiro, com destaque para a Justiça Eleitoral e o voto eletrônico. Para ele, ao final das eleições municipais de 2008, o processo democrático do país "saiu fortalecido".

"Isso demonstra, claramente, que o povo brasileiro não precisa mais de interlocutor entre sua vontade política e a escolha de um candidato a prefeito, de um candidato a governador, de um presidente da República. O povo toma as suas decisões de forma soberana e acho que isso é extremamente importante para o Brasil."

Em seu programa semanal "Café com o Presidente", Lula afirmou que o segundo turno deste ano foi "muito tranqüilo" e significou "mais uma comprovação de que a democracia é a mais importante de todas as conquistas".

"Acho que o Brasil está consolidando cada vez mais seu sistema democrático. E acho que os partidos estão se fortalecendo nesse processo eleitoral. Por isso, estou convencido de que o segundo turno foi muito importante para fortalecer a democracia brasileira."

Fortalecer relação com prefeitos eleitos
O presidente disse que, a partir de agora, vai trabalhar "mais fortemente" com os novos prefeitos, eleitos. O trabalho em conjunto, segundo ele, deve levar mais políticas sociais, habitacionais e de saúde à cidades.

"Um prefeito tem um papel extremamente importante, porque nenhum governador de estado pode, da capital, dirigir os interesses de todos os municípios. Não quero saber a que partido político pertence o prefeito, eu quero é saber que ele é o prefeito e que, portanto, tem tanta responsabilidade quanto eu para ajudar a resolver o problema da população."

Lula avaliou que os prefeitos representam "peças extremamente importantes" no processo de consolidação da democracia no no país. Ele afirmou ainda que, ao final das eleições, "quem ganhou foi o povo brasileiro que, livremente, escolheu os candidatos".

O presidente destacou que esta foi a primeira vez que todos os candidatos a prefeito, independentemente do partido político, "enalteceram" a relação entre o governo federal e as prefeituras de todo o país. Para Lula, os candidatos eleitos, a partir de agora, deixam de ser "franco atiradores" e passam a ser "vidraças", uma vez que as promessas de campanha serão cobradas pela população.

"É nessa execução que temos que construir a parceria entre prefeito, governo dos estados e governo federal, para que as coisas possam dar certo e para que o povo possa ser o mais beneficiado do resultado eleitoral brasileiro. Estou convencido de que a parceria será cada vez mais forte, de que o povo aprendeu a cobrar, com muito mais força, aquilo que entende que tem direito."