Topo

Lula se compara a Obama e diz que presidente eleito dos EUA não pode errar

Juliana Castro<br/> Do UOL Notícias<br>No Rio de Janeiro

20/11/2008 20h49

O presidente Lula se comparou a Barack Obama, durante discurso em homenagem ao Dia da Consciência Negra, na Praça XV, centro do Rio. Lula disse que o presidente eleito dos EUA vai encontrar uma situação parecida com a vivida pelo Brasil em 2002, ano da eleição do petista.



"Tudo indica que o Obama é inteligente. Ele não pode errar, senão vão jogar a desgraça dos brancos nas costas dos negros", declarou Lula completando, em seguida, que ele quando entrou no governo não poderia errar senão jogaria tudo nas costas dos trabalhadores. "Se o Obama errar os EUA vão demorar mais de 500 anos para eleger outro negro."

O presidente aproveitou a festa do Dia da Consciência Negra para elogiar a atitude dos norte-americanos nas urnas. "Não é pouca coisa um negro ser eleito nos Estados Unidos. É uma marca histórica sem precedentes", afirmou.


  • Rafael Andrade/Folha Imagem

    Lula participa da inauguração do monumento em homenagem ao marinheiro João Cândido, no Rio de Janeiro

No dia que o Banco do Brasil anunciou a compra da Nossa Caixa, Lula voltou a elogiar as atitudes do país diante da crise. Para o presidente, o mundo deveria aprender com o Brasil. "[Essa crise] foi na capital dos países ricos, e aconteceu por falta de regulamento no sistema financeiro. Se tivessem aprendido com o Brasil, não estariam sofrendo com a crise como estão agora."

Lula buscou dar declarações para tranqüilizar a população e o sistema financeiro. "O Brasil é o país mais preparado para enfrentar essa crise, e nós temos de ter confiança de que nós vamos sair dessa sem sofrer o que os outros estão sofrendo", declarou. Tem muita gente com medo. Essa crise é uma oportunidade para saírmos mais fortes", completou.