Relator quer votar reforma tributária neste ano

Piero Locatelli
Do UOL Notícias
Em Brasília (DF)

O relator da reforma tributária, o deputado Sandro Mabel (PR-GO), falou que pretende votar a proposta na Câmara até dezembro. Se isso não ocorrer, segundo Mabel, ela deve demorar mais seis anos para ser efetuada.

"A idéia é que se vote na próxima semana no plenário, e então possa se votar um segundo turno até dia 10 de dezembro. Se nós não tivermos a votação na Câmara nesse ano, meu medo é que o governo possa perder o interesse no ano que vem e abandone a PEC. E com isso nós vamos demorar mais seis anos para ver, na melhor das hipóteses, outra possibilidade de fazer a reforma", disse Mabel ao UOL nesta quinta-feira (20).

Análise

Reforma tributária aprovada por comissão simplifica impostos, afirma economista da UnB

A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da reforma foi aprovada ontem pela comissão formada para avaliá-la. De lá, ela segue para o plenário da Câmara, onde terá de ser aprovada em dois turnos para seguir ao Senado.

A reunião da comissão teve início ontem e terminou somente hoje, às 6 horas da manhã. Foram avaliados 125 destaques que modificavam pontos da reforma. Eles provinham de bancadas regionais, partidos e deputados que ofereciam resistência à votação da proposta original.

Mabel amenizou a importância dos destaques, dizendo que essas modificações não tocam no cerne da reforma e são pontuais. Outras alterações ainda devem ocorrer antes do segundo turno no plenário.

"Vai ser um acordo prévio [com a oposição], para se contemplar os pontos de preocupação que os partidos têm e levarmos para a frente", disse.

Mabel vai se encontrar hoje com o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), para tentar apressar a votação da reforma no plenário.





Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos