José Eduardo Cardozo desiste de novo mandato na Câmara dos Deputados

Do UOL Notícias <BR> Em São Paulo

O deputado federal José Eduardo Cardozo (PT-SP) desistiu de disputar a reeleição à Câmara dos Deputados neste ano. Em comunicado divulgado nessa sexta (12) em seu site pessoal, o parlamentar cita como principal motivo da decisão sua falta de estímulo frente ao sistema vigente de financiamento de campanhas políticas.

Cardozo faz críticas aos "adeptos de práticas não republicanas" que realizam "campanhas milionárias, engordando seus patrimônios pessoais e obtendo votos a peso de ouro". Na nota, o deputado alega que sempre foi um defensor da reforma política e do financiamento público das campanhas.

Segundo Cardozo, sua decisão de não concorrer à reeleição veio "após uma profunda e demorada reflexão, por um posicionamento estritamente pessoal". Ele garante, no entanto, que estará engajado na campanha da candidata petista à Presidência, Dilma Rousseff.

José Eduardo Cardozo foi vereador em São Paulo entre 1995 e 2003, tendo recebido 229.494 votos na eleição de 2000 – maior votação já obtida por um vereador no País. Em 2002, foi eleito deputado federal pela primeira vez, tendo obtido a reeleição em 2006.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos