PUBLICIDADE
Topo

Política

Obama escreve a Lula e diz que sua família ora por ele

Do UOL Notícias*, em São Paulo

22/11/2011 18h34Atualizada em 22/11/2011 22h11

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta terça-feira (22) uma carta do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em apoio à luta que trava contra um câncer na laringe.

Na carta, Obama deseja a Lula uma rápida recuperação e diz que o ex-presidente e sua família estão nas preces dele e de sua mulher, Michelle Obama. O presidente americano diz ainda que o Brasil e o mundo "se beneficiaram da força e liderança incansável" de Lula.
 
A carta foi enviada ao governo brasileiro pela embaixada americana em Brasília, e entregue hoje para o presidente pelo ex-ministro dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi.
 

Quimioterapia

Lula deve deixar ainda hoje o Hospital Sírio-Libanês, onde se submeteu ontem (21) à segunda etapa do tratamento de quimioterapia para combater um câncer de laringe. Segundo Roberto Kalil, médico pessoal de Lula, a alta do ex-presidente está prevista para depois das 20h.

A assessoria de imprensa do hospital havia dito mais cedo que o ex-presidente poderia passar mais uma noite no hospital, mas a informação foi corrigida.

“Lula está bem, supertranquilo. Vai acabar o sorinho dele, vai jantar e vai embora. Ele está normal, assistindo à televisão”, disse o médico, em entrevista em frente ao hospital.

De acordo com Kalil, o ex-presidente não está sentindo efeitos colaterais da quimioterapia e continuará a receber o tratamento em casa, por meio de uma bolsa de infusão (via cateter), até o próximo sábado (26).

Clique na imagem para ver as mudanças no rosto de Lula ao longo das últimas décadas

  • Arte/UOL

No início do mês, quando recebeu a primeira sessão de quimioterapia, Lula ficou menos tempo no hospital. Ele foi internado no dia 31 de outubro e recebeu alta às 14h15 do dia seguinte. Os médicos que tratam de Lula chegaram a estudar a possibilidade de o ex-presidente ficar no hospital até amanhã, mas decidiram que ele terá alta nesta noite.

No fim de outubro, o ex-presidente foi diagnosticado com um tumor de aproximadamente 3 centímetros na laringe. Segundo os médicos, a agressividade do tumor é média. Lula deve passar por mais uma sessão de quimioterapia até o fim do ano, e por uma sessão de radioterapia no início de 2012.

* Com informações da Agência Brasil

Política