Justiça barra reajuste de 82% em salário de vereadores de Jacareí (SP)
A Justiça barrou o reajuste nos salários dos 13 vereadores de Jacareí (82 km de São Paulo). O projeto, aprovado em junho de 2011, aumentou em 81,9% os subsídios dos parlamentares a partir da próxima legislatura, que terá início em janeiro de 2013. Pelo reajuste aprovado, os rendimentos dos vereadores passariam dos atuais R$ 5.507, 62 para R$ 10.021,18.
A decisão acatou uma denúncia apresentada pelo Ministério Público, que apontou diversas irregularidades durante o processo que sacramentou o aumento nos salários dos legisladores. De acordo com o juiz da 1ª Vara Cível Paulo Alexandre Ayres de Camargo, o trâmite do projeto de lei não respeitou o regimento interno da Câmara.
“Embora o projeto tenha sido analisado pelas comissões de Constituição e Justiça, Finanças e Orçamento, ele foi incluído na pauta fora do prazo regimental, que é de 48 horas para sessão ordinária ou 12 horas para sessão extraordinária”, disse.
Para o juiz a população de Jacareí, a imprensa e a sociedade em geral teriam o direito de debater o assunto e manifestar as opiniões favoráveis ou contrárias ao projeto se o mesmo tivesse cumprido os prazos legais.
O ex-prefeito e atual vereador Osvaldo Arouca (PR) afirmou que é favorável ao aumento no subsídios dos parlamentares. Segundo ele, os vereadores de Jacareí estão há dez anos sem receber reajuste. “Votei favorável ao aumento e continuo defendendo. O projeto é legal, a maioria do parlamento aprovou, e o prefeito sancionou a lei.”
O presidente da Câmara, vereador Itamar Alves (PDT), foi procurado pelo UOL durante toda a manhã, mas até o fechamento da reportagem não havia respondido as ligações e o e-mail encaminhado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.