Topo

PRB quer Lula, Dilma e PT com Russomanno no 2º turno

Fábio Brandt

Do UOL, em Brasília

26/09/2012 07h00

O presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, disse nesta terça-feira (25) considerar “natural” que o candidato de seu partido, Celso Russomanno, receba apoio do PT, da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula em eventual segundo turno contra José Serra (PSDB) na cidade de São Paulo.

“Nós temos essa expectativa. Acho que é muito mais do que justo, porque o PRB já nasceu aliado com o presidente Lula, com o PT, elegendo o José Alencar vice-presidente no segundo mandato do presidente Lula”, disse Pereira.

Ele falou sobre o assunto no “Poder e Política”, projeto do UOL e da Folha conduzido pelo jornalista Fernando Rodrigues. A gravação ocorreu no estúdio do UOL em São Paulo.

 

 

No caso de Fernando Haddad (PT) passar para o segundo turno, e não José Serra, o dirigente do PRB disse esperar poucas críticas a Russomanno por parte dos petistas. Ele afirmou: “eu imagino que ela [Dilma Rousseff] deverá, obviamente, apoiar o Fernando Haddad. Mas sem críticas e sem tons agressivos ao outro candidato [Russomanno], que a apoiou na sua eleição em 2010, e ao partido [PRB] que a apoiou e hoje faz base do governo dela”.

Mensalão 
Na entrevista, Marcos Pereira relatou como foi o processo que levou o PRB a assinar um manifesto de partidos governistas em defesa de Lula. Segundo o texto, a oposição quer dar um golpe no país ao cobrar explicações do ex-presidente por sua suposta participação no mensalão. A suspeita a respeito de Lula foi levantada por declarações atribuídas pela revista “Veja” a Marcos Valério, um dos réus do mensalão.

Coube ao ministro Marcelo Crivella (Pesca e Aquicultura), que é do PRB, analisar o documento a pedido do presidente do PT, Rui Falcão, explicou Pereira. “Eu não tive participação nenhuma na construção do texto, nem sequer li”, afirmou. Ele disse que, se tivesse lido, teria “discutido um pouco mais com eles o conteúdo da carta. Não há que se falar em golpe”.

Acesse a transcrição completa da entrevista.

A seguir, vídeos da entrevista (rodam em smartphones e tablets):

1) Quem é Marcos Pereira? (1:23)

2) “Bispo licenciado” não tem atividades espirituais (2:47)

3) PRB quer eleger 100 prefeitos em 2012, diz presidente da sigla (1:35)

4) PRB deve apoiar reeleição de Dilma, afirma Marcos Pereira (1:02) 

5) Dilma apoia PRB contra Serra no 2º turno, diz Pereira (3:26)

6) PRB: Iurd não interfere na campanha de Russomanno (1:24)

7) PRB não tem opinião sobre aborto e casamento gay (5:29)

8) Líder do PRB tirou texto sobre “kit gay” de blog (5:02)

9) Se vencer, Russomanno cumprirá mandato, diz PRB (1:24)

10) Presidente do PRB assinou sem ler a carta pró-Lula (4:06)

11) Íntegra da entrevista (43 min.)

 

 

Acompanhe Fernando Rodrigues no Twitter e no Facebook.