Topo

Ideli diz que votação dos royalties não deve ser concluída nesta semana

Do UOL, em Brasília

30/10/2012 14h06Atualizada em 30/10/2012 14h37

A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, disse nesta terça-feira (30) não acreditar que a votação da redistribuição dos royalties do petróleo (Projeto de Lei 2565/11) seja concluída nesta semana. Ideli se reuniu nesta manhã com os líderes da base aliada e, depois, com o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS).

“Pelo que pude sentir, o assunto tem muitas controvérsias. Mesmo iniciando a votação nesta quarta-feira (31), não acredito que seja possível encerrar o assunto nesta semana”, afirmou a ministra.

Mais cedo, Marco Maia havia anunciado que o projeto está pauta de votações de amanhã em plenário.

De acordo com a Ideli, alguns pontos caros ao governo Dilma Rousseff ainda não estão no relatório do deputado Carlos Zarattini (PT-SP), como a destinação de parte dos recursos para a educação.

“A posição da presidenta Dilma é pública, já foi, inclusive, externada (...). Ela já manifestou a necessidade de se discutir daqui para frente, talvez com uma divisão mais equitativa entre Estados e municípios e a grande preocupação que ela também já externou é de ter uma garantia de recursos para poder financiar a educação”, destacou a ministra. 

Ideli também ressalta que o texto não deverá trazer riscos de “judicialização”, ou seja, de uma enxurrada de processos na justiça, uma vez que só tratarão de poços de petróleo não licitados e não de contratos em andamento.