Deputados alegam erro ao justificarem voto a favor da PEC 37
Ôps!
Deputado Sérgio Guerra (PSDB-PE) diz em sua conta no Twitter que errou voto da PEC 37
Dois dos nove deputados “dedurados” pela presidência da Câmara por terem votado a favor da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 37 --que retiraria poderes de investigação dos ministérios públicos-- afirmaram que “erraram” o voto na noite dessa terça-feira (25). Veja como os deputados votaram a PEC 37.
LEIA MAIS
Deputados arquivam PEC 37, proposta que tira poderes investigativos do MP; entenda | |
Pela primeira vez, STF manda prender deputado que foi condenado por corrupção | |
Câmara aprova 75% dos royalties do petróleo para educação e 25% para saúde | |
"As pessoas se reúnem não para ouvir um líder, mas para extravasar", diz jurista | |
País teve protesto em 438 municípios de todos os Estados, diz CNM | |
Governo desiste de constituinte, mas mantém ideia de plebiscito sobre reforma política |
Desde a noite dessa terça eles são alvo de uma enxurrada de críticas pelas redes sociais pelo voto a favor da PEC. O primeiro a se entregar foi Sérgio Guerra (PE). Pelo Twitter, o deputado disse que “houve uma pequena confusão e eu errei meu voto na PEC 37.”
“Tanto sou contra a proposta que a bancada do meu partido fechou voto contrário. Há cinco dias eu já havia antecipado meu voto contra a MP 37”, disse o parlamentar pernambucano.
Antes de justificar o erro, ele comemorou, em outro post, a rejeição da PEC pelos deputados. “Por 430 votos contra e 9 a favor a Câmara dos Deputados derruba a PEC 37 que limita os poderes do Ministério Público. O PSDB votou contra”, afirmou.
Outro deputado que se apressou em apontar "erro" no voto foi o deputado João Lyra (PSD-AL), que passa a manhã enviando mensagens aos eleitores para justificar o voto.
“Amigos, infelizmente ocorreu um engano e eu errei meu voto. O correto seria votar de acordo com o que foi decidido pela bancada do PSD. Já entrei com o pedido de correção, inclusive”, publicou o deputado mais rico do país, respondendo a diversos outros usuários da rede social que citaram o nome dele em relação à rejeição da PEC.
Além dos dois, também votaram a favor da PEC 37 os deputados Mendonça Prado (DEM-SE), Bernardo Santana de Vasconcellos (PR-MG), Valdemar Costa Neto (PR-SP), Eliene Lima (PSD-MT), João Campos (PSDB-GO) e Abelardo Lupion (DEM-PR).
Na votação da noite dessa terça-feira (26), o plenário da Câmara rejeitou a PEC 37 por 430 votos a contra, nove a favor e duas abstenções. Com isso, a PEC foi arquivada, como pediam os representantes dos ministérios públicos e de diversas outras organizações e manifestantes pelo país.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.