CPI da Petrobras no Senado começa na terça-feira, diz Renan

Bruna Borges

Do UOL, em Brasília

  • Joel Rodrigues/Folhapress

    O presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que a CPI da Petrobras no Senado vai começar os trabalhos na próxima terça-feira

    O presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que a CPI da Petrobras no Senado vai começar os trabalhos na próxima terça-feira

O presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Petrobras no Senado vai começar os trabalhos na próxima terça-feira (6). Renan também solicitou aos líderes dos partidos no Senado que indiquem os membros da comissão.

O senador afirmou ainda que irá recorrer da liminar da ministra Rosa Weber do STF (Supremo Tribunal Federal) que determinou que a CPI da Petrobras comissão investigue exclusivamente a estatal.

"É meu dever funcional recorrer da decisão ao pleno daquela Corte. Este recurso, como todos sabem, é uma iniciativa institucional, não é política ou partidária", afirmou Renan no plenário do Senado.

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) confirmou que participará da CPI, além do tucano Mario Couto (PA). Os demais partidos ainda não definiram os indicados.

"Temos que pressionar os governistas já para não perdemos tempo de investigação", defendeu Dias.

Mais cedo, líderes da oposição da Câmara se reuniram com Renan para solicitar a instalação de uma CPI mista, com a participação de deputados e senadores.

  • 23554
  • true
  • http://noticias.uol.com.br/enquetes/2014/03/27/as-investigacoes-da-cpi-da-petrobras-terao-algum-resultado-pratico.js

Segundo o deputado Rubens, Bueno, líder do PPS na Câmara, o presidente do Senado irá fazer um estudo regimental e decidirá ainda nesta terça-feira se a CPI será mista ou apenas do Senado.

"A Câmara representa o povo. Não há como deixar de fora desta investigação os deputados", defendeu o deputado Mendonça Filho (PE), líder do DEM na Casa.

Os líderes da oposição também cobram o início imediato da investigação, pois como seu requerimento já foi lido e publicado no Diário Oficial do Congresso, ele já precisa ser concluída até 27 de outubro, segundo Bueno.

Sobre a preferência da oposição por comissão parlamentar de inquérito mista, Renan marcou também para a próxima terça-feira uma reunião entre os líderes do Congresso Nacional para definir se as investigações serão feitas conjuntamente por senadores e deputados. 

Pesquisa divulgada nesta terça-feira (29) pela CNT (Confederação Nacional dos Transportes) em parceria com o instituto MDA apontou que 91,4% dos entrevistados que têm acompanhado as notícias sobre as denúncias envolvendo a Petrobras são a favor de uma CPI para investigar a estatal. Os percentuais se referem a 50,2% do total de 2.002 entrevistados que afirmaram acompanhar as notícias sobre a estatal ou ter ouvido falar sobre as denúncias.

O que a CPI da Petrobras investiga

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos