Câmara muda data de posse de governador e presidente para 4 e 5 de janeiro
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (11) a mudança na data de posse de presidente, vice-presidente da República, governador e vice-governador. De acordo com o novo texto, presidentes e vice-presidentes irão tomar posse no dia 5 de janeiro, e não mais no dia 1º de janeiro. Para governadores e vice-governadores, a data da posse saiu de 1º de janeiro para 4 de janeiro. A mudança foi aprovada por 386 votos a favor e 10 votos contra. Houve nove abstenções.
A data da posse de senadores e deputados federais, 1º de fevereiro, não foi alterada.
Outros itens da reforma política deverão ser votados na próxima terça-feira (16). Entre os itens a serem votados na semana que vem estão a proposta de incluir na Constituição uma cota mínima para a participação de mulheres no Congresso Nacional e nos demais parlamentos e novas regras para a fidelidade partidária.
O que já passou na reforma política
Desde o início da reforma política, foram aprovadas as seguintes propostas: o fim da reeleição para cargos eletivos, mandatos de cinco anos de duração para todos os cargos, financiamento privado de campanha, a chamada cláusula de barreira, que restringe o acesso de partidos ao fundo partidário e ao horário gratuito de rádio e TV apenas às legendas que conseguirem eleger ao menos um parlamentar no Congresso Nacional e a mudança nas idades mínimas para candidatura aos cargos de deputado federal, distrital e estadual, governador, vice-governador e senador.
As propostas rejeitadas foram: o “distritão” (sistema no qual Estados e o Distrito Federal são transformados em "distritos eleitorais" e os candidatos eleitos são aqueles que conseguem o maior número de votos em cada distrito) e o voto distrital misto, o fim do voto obrigatório e a coincidência de mandatos de para os cargos eletivos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.