Lula reclamou com o ministro da Fazenda sobre a atuação da Receita Federal

Do UOL, em São Paulo

Em conversa telefônica com o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, o ex-presidente reclama do trabalho que a Receita vem fazendo com a Polícia Federal no Instituto Lula.

No começo do diálogo, que aconteceu no dia 7, Lula avisa Barbosa que a Polícia Federal pode estar grampeando a ligação. Depois, o ex-presidente diz que estão "procurando pelo em ovo" no instituto e sugere ao ministro que a Receita faça o mesmo tipo de investigação em grandes empresas e no Instituto Fernando Henrique Cardoso.

Confira abaixo a transcrição de parte da conversa telefônica interceptada com autorização judicial e anexada ao processo da operação Lava Jato pelo juiz Sergio Moro. 

Lula – É preciso acompanhar o que a Receita está fazendo com a Polícia Federal.

Nelson Barbosa - Eles fazem parte, né?

Lula – Pois é. Vocês precisam se inteirar do que eles estão fazendo no Instituto. Se eles fizessem isso com meia dúzia de grandes empresas, resolviam o problema de arrecadação do Estado. Sabe?

Barbosa – Sei.

Lula - Eu acho que eles estão sendo filhos da puta demais. Estão procurando pelo em ovo. Vou pedir para o Paulo Okamotto tudo no papel porque era preciso você chamar o responsável e falar: "Que porra que é essa? Vocês estão fazendo a o mesmo com a Globo, o mesmo com o Instituto Fernando Henrique Cardoso, o mesmo a Gerdau, o mesmo com o SBT, o mesmo com a Record ou só com o Lula, caralho?"

Barbosa – Pede para o Paulo colocar.

Lula – Vou pedir para o Paulo colocar e te entregar. Veja, não tenho  problema investigar, não. Agora...

Barbosa - Tem que ser igual para todo mundo.

Lula - Não é possível... 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Leia mais

UOL Cursos Online

Todos os cursos