Base que elegeu Dilma é responsável por metade dos votos pró-impeachment
O avanço do processo de impeachment de Dilma Rousseff (PT) foi aprovado neste domingo (17) por 367 deputados. Mais da metade deles (184) são filiados a partidos que ajudaram a reeleger a presidente há um ano e meio.
A coligação que reelegeu Dilma Rousseff à Presidência era composta por nove partidos: PT, PMDB, PSD, PP, PR, PROS, PDT, PCdoB e PRB. Juntas, essas siglas tinham 306 dos 513 deputados inscritos para votar neste domingo.
De todos esses deputados, contudo, apenas 40% (122 congressistas) mantiveram-se fiel à presidente Dilma e votaram contra seu afastamento. Os outros 60%, que antes faziam parte da base de apoio ao governo, votaram pelo impeachment de Dilma.
O PMDB, por exemplo, tinha 67 deputados inscritos para votar neste domingo. Desses, 59 votaram pelo prosseguimento do processo de afastamento da presidente. Entre eles, estavam o próprio presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e o ex-ministro Mauro Lopes (PMDB-MG), que até a semana passada respondia pela Secretaria da Aviação Civil.
Do PMDB, só sete deputados votaram pelo arquivamento do impeachment. Um deputado da sigla, Aníbal Gomes (PMDB-CE), não esteve presente na votação.
Infiéis entre antigos aliados
O PP, o PR e o PSD, que também integravam o governo no início da semana passada, votaram em maioria para que o pedido de afastamento de Dilma seguisse ao Senado Federal. Só o PP, por exemplo, deu 38 votos a favor do impeachment, quatro contra e quatro abstenções.
No PSD, foram 27 votos pelo impeachment e oito contrários. Já no PR, foram dez votos contra o impeachment contra 26 favoráveis. Um deles veio do deputado Tiririca (PR-SP), que manteve suspense sobre seu posicionamento até ao momento do voto --aliás, muito festejado na Câmara dos Deputados.
O apoio pelo impeachment ainda foi unânime no PRB, antigo aliado do governo. Os 22 deputados do partido votaram para que o pedido de afastamento avance.
Apoio da oposição
Os seis deputados do PSOL, partido faz oposição declarada ao governo no Congresso, votaram todos contra o impeachment.
Dentre os partidos que se uniram para reeleger Dilma em 2014, só dois votaram unidos contra o afastamento da presidente: PT e PCdoB. As duas siglas foram responsáveis por mais da metade dos 137 votos contra o impeachment registrados neste domingo. Do PT, votaram 60 deputados. Outros dez votos vieram de parlamentares do PCdoB.
Confira a votação dos partidos que foram base de Dilma:
306 deputados votaram
184 foram favoráveis ao impeachment
113 foram contrários
7 preferiram se abster na votação
2 estiveram ausentes
PT
Não – 60
Sim – 0
PMDB
Não - 7
Sim – 59
Ausente - 1
PP
Não - 4
Sim – 38
Abstenção - 3
PSD
Não – 8
Sim – 29
PR
Não – 10
Sim – 26
Abstenção – 3
Ausente - 1
PDT
Não – 12
Sim – 6
Abstenção - 1
PROS
Não – 2
Sim – 4
PRB
Não – 0
Sim – 22
PCdoB
Não – 10
Sim – 0
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.