Advogado de Cunha diz que vai recorrer da decisão do Conselho sobre cassação
O advogado de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) no Conselho de Ética, Marcelo Nobre, afirmou que vai recorrer da aprovação o parecer pela cassação do deputado à CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara e classificou de “política” a decisão da comissão.
“A decisão foi política. Se fosse jurídica, não haveria a condenação”, afirmou.
O defensor voltou a afirmar de que não há provas no processo de contas bancárias no exterior em nome de seu cliente. “Ser condenado sem provas é linchamento”, disse.
A defesa sustenta que o dinheiro de Cunha no exterior está em nome de trusts, um tipo de investimento cujos bens são transferidos para a administração de terceiros e não precisariam ser declarados às autoridades brasileiras.
Nesta terça-feira (14), o Conselho de Ética aprovou por 11 votos a 9 o parecer do relator Marcos Rogério (DEM-RO) a favor da cassação do mandato de Cunha.
O relatório aprovado acusa o deputado de quebrar o decoro parlamentar ao com base no dispositivo do Código de Ética que pune a omissão de “informação relevante” sobre bens e patrimônio do parlamentar.
Cunha é acusado de ter mentido agrave; CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Petrobras, em março de 2015, quando afirmou “não possuir qualquer tipo de conta” além das declaradas em seu imposto de renda. Posteriormente, veio a público sua ligação com contas na Suíça.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.