Topo

Após ser denunciado na Lava Jato, Lula diz que "sequer dormiu uma noite" no tríplex

Do UOL, em São Paulo

14/09/2016 17h02

Apontado como o "comandante máximo do esquema de corrupção" investigado pela Lava Jato e denunciado nesta quarta (14) pelo Ministério Público Federal, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou sua página no Facebook para se defender das acusações. No post, afirmou que “jamais foi proprietário ou sequer dormiu uma noite” no tríplex apontado como parte do esquema de corrupção.

Segundo a nota, “desde 30 de janeiro de 2016, Lula tornou públicos os documentos que provam que ele não é o dono de nenhum apartamento no Guarujá. Lula esteve apenas uma vez no edifício, quando sua família avaliava comprar o imóvel. Jamais foi proprietário dele ou sequer dormiu uma noite no suposto apartamento que a Lava Jato desesperadamente tenta atribuir ao ex-presidente”. 

O tríplex em Guarujá foi reformado pela construtora OAS com dinheiro que teria sido desviado da Petrobras, segundo o procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador da Força Tarefa do MPF na Operação Lava Jato. Dallagnol afirma que as investigações apontam que Lula seria o verdadeiro dono do imóvel.

A Operação Lava Jato denunciou formalmente, além de Lula, a ex-primeira dama Marisa Letícia, o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, o ex-presidente da OAS José Aldemário Pinheiro, o Léo Pinheiro, dois funcionários da empreiteira e outros dois investigados.

De acordo com o MPF, Lula recebeu R$ 3,8 milhões em vantagens ilícitas, relativas à reforma do apartamento e aos gastos de transporte do acervo do ex-presidente de Brasília. Leo Pinheiro e o ex-presidente são acusados de corrupção ativa, passiva e lavagem dinheiro. O MPF pede o confisco de valores de R$ 87 milhões.