Topo

Lula está emocionado e pede que rezem por Marisa, diz Suplicy

Nelson Antoine/ Frame/ Estadão Conteúdo
Imagem: Nelson Antoine/ Frame/ Estadão Conteúdo

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

25/01/2017 13h30

O ex-senador e atual vereador de São Paulo Eduardo Suplicy (PT) disse que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está bastante emocionado e pediu para que rezem pela sua mulher, a ex-primeira-dama Marisa Letícia.

Ela está internada desde ontem no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, após sofre um AVC (acidente vascular cerebral). Segundo o último boletim médico, Marisa passou por nova avaliação hoje e continua em coma induzido e respirando com ajuda de aparelhos.

Segundo Suplicy, que visitou o casal no fim da manhã de hoje, Lula disse que Marisa pode ficar "diversos" dias na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

"[Ontem, a Marisa] estava com a pressão alta. Ainda é um quadro de preocupação. Ele [Lula] mencionou que pode tocar ainda um bom tempo, diversos dias na UTI", afirmou Suplicy. "Um bom sinal foi que ela [Marisa] chegou lúcida ao hospital."

O petista chegou por volta das 11h e disse que conversou com o ex-presidente por cerca de 45 minutos. "Ele [Lula] estava bastante emocionado, disse: 'vamos torcer, mais do que isso rezar'. Quando você tem um quadro assim no cérebro, às vezes, a pessoa pode ficar bastante tempo sem viver normalmente", disse Suplicy. "Ele [está com esperança, mas é necessário rezar."

Em entrevista ao Jornal Hoje, da TV Globo, o médico da família de Lula, Roberto Kalil Filho, disse que Marisa está sedada e respirando com ajuda de aparelhos. "Do ponto de vista clínico, [o quadro é] estável. Do ponto de vista neurológica, nessas próximas 24h, 48h os exames vão dizer a evolução mais precisa", afirmou o médico.

"Muito provavelmente, nos próximos dois ou três dias, vai ser tirada a sedação e aí tentar ver o despertar da dona Marisa."

 

 

Lava Jato

Dona Marisa é ré em uma ação penal, junto com o marido, na Operação Lava Jato. Eles respondem pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro em contratos firmados entre a Petrobras e a Odebrecht.

Questionado sobre um possível impacto emocional no quadro de saúde de dona Marisa, Paulo Okamotto disse achar que "qualquer ser humano que passa pelo que Marisa está passando, pressão, perseguição, sempre tem um componente emocional. Ter o marido, o filho, perseguidos injustamente, sempre acaba prejudicando a saúde de qualquer pessoa".

Segundo os advogados da ex-primeira-dama e do ex-presidente, a denúncia seria um "delírio acusatório".

Entenda o AVC

Existem dois tipos de AVC: o isquêmico, mais comum (cerca de 80% dos casos), e o hemorrágico (20%). O primeiro é provocado pela falta de sangue em uma área do cérebro, decorrente da obstrução de uma artéria. Já o hemorrágico, como o de Marisa, é causado pelo rompimento de um vaso intracraniano que promove uma hemorragia cerebral.

O AVC pode se manifestar por um ou mais dos sintomas. Veja quais são:

- Fraqueza ou formigamento de repente, em um dos lados do corpo
- Dificuldade súbita para falar

- Dificuldade súbita para enxergar ou visão dupla

- Dificuldade súbita para caminhar ou perda do equilíbrio

- Tontura com sensação de que tudo está girando

- Dor de cabeça muito forte, de repente, sem causa aparente