Em 1ª manifestação após ser nomeado para STF, Moraes promete "independência"
Nomeado ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) na última quarta-feira (22), Alexandre de Moraes usou seu perfil no Facebook para agradecer o "constante apoio e a importante confiança de todos" durante o procedimento de aprovação de sua indicação, no Senado. Ele também prometeu "independência" e "devoção às liberdades individuais" como um dos 11 integrantes da mais alta corte do país.
Em post publicado nesta sexta-feira (24), em sua primeira manifestação pública após a confirmação, o ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública de São Paulo também lembrou da sabatina realizada na terça (21), em que foi aprovado por 19 votos a 7 na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado.
"Aproveito a oportunidade para, assim como fiz durante minha sabatina no Senado da República, reafirmar meu juramento de persistir em meus ideais de vida, honrando o compromisso de constante luta pelos ideais republicanos e democráticos, que devem dirigir a Nação brasileira, reafirmando mais uma vez, que minha atuação será com imparcialidade, coragem, dedicação, seriedade e sincero amor à causa pública", escreveu Moraes.
Reafirmo minha independência, meu compromisso com a Constituição e minha devoção às liberdades individuais
No comando do Ministério da Justiça desde maio do ano passado, quando o presidente Michel Temer (PMDB) assumiu o posto da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), Moraes foi escolhido para ocupar a vaga de Teori Zavascki no STF. Teori morreu em um acidente de avião em janeiro.
A sessão de quarta teve a participação de 68 dos 81 senadores, sendo que 55 deles votaram a favor da indicação de Moraes e os outros 13 foram contra. A votação foi secreta.
Em nota, Temer afirmou que o novo ministro do STF atuará com "independência" e "imparcialidade" na Suprema Corte. O peemedebista ressaltou que recebeu com "satisfação" a aprovação do nome de Moraes.
A cerimônia de posse de Alexandre de Moraes no STF será realizada no dia 22 de março.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.