Topo

Dodge certamente revisará trapalhadas de Janot, diz Gilmar Mendes

Gilmar Mendes e Raquel Dodge durante a cerimônia de posse dela na PGR - Pedro Ladeira/Folhapress
Gilmar Mendes e Raquel Dodge durante a cerimônia de posse dela na PGR Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

Felipe Amorim

Do UOL, em Brasília

18/09/2017 11h37

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes afirmou nesta segunda-feira (18) que ‘certamente’ a nova procuradora-geral da República Raquel Dodge irá revisar procedimentos e a atuação em processos deixados por seu antecessor, o ex-procurador-geral Rodrigo Janot.

Desafeto declarado do antigo chefe da PGR (Procuradoria-Geral da República), Mendes também afirmou que foram praticadas “trapalhadas” durante a gestão de Janot.

Dodge tomou posse nesta segunda-feira, em evento na PGR, com a participação de ministros do STF, políticos e do presidente Michel Temer (PMDB).

"Certamente haverá revisões. Não vou dar opinião sobre isso. Certamente a procuradora-geral vai fazer uma reanálise de todos os procedimentos que estão a sua disposição, de maneira natural ou provocada, para certamente evitar erros e equívocos que estavam se acumulando", afirmou Gilmar Mendes em entrevista a jornalistas num evento após a cerimônia de posse.

O ministro também respondeu a uma pergunta sobre se a atuação de Janot teria “comprometido a credibilidade” do Judiciário.

"Eu tenho a impressão de que ao fim e ao cabo nós tivemos muitos tumultos, muitos desacertos. Esses episódios últimos envolvendo a delação da JBS creio que mostram bem isso: umas certas, vamos chamar assim, trapalhadas, umas certas perplexidades que resultaram em ineficiência do próprio trabalho da Procuradoria-Geral da República", disse Mendes.

Dodge diz que brasileiro "não tolera corrupção"

UOL Notícias

A delação premiada de sete executivos da JBS, incluindo os donos Joesley e Wesley Batista, levou à apresentação de duas denúncias contra o presidente Temer e à abertura de um terceiro inquérito contra o presidente.

No último dia 4, Janot anunciou que abriu uma investigação para apurar se os delatores Joesley e Ricardo Saud haviam omitido crimes ao fecharem a delação.

Uma das suspeitas é de que eles tenham escondido uma suposta atuação dupla do ex-procurador da República Marcello Miller, suspeito de ter auxiliado os delatores como advogado, enquanto estava ainda formalmente ligado à Procuradoria. Miller, que posteriormente deixou o cargo, nega qualquer atuação irregular.

Ao oferecer a segunda denúncia contra Temer, Janot informou que havia decidido rescindir o acordo de colaboração de Joesley e Saud e retirar os benefícios dos delatores. A rescisão depende ainda de homologação pelo ministro do STF Edson Fachin, relator do caso.

Um dos benefícios prometidos aos delatores, e criticado por investigados, foi a imunidade processual. Com base nessa imunidade, eles não seriam processados pelos crimes que delataram.

Ao determinar a investigação sobre o acordo de delação, Janot também pediu a prisão de Joesley e Saud. Ambos estão presos preventivamente por ordem do ministro Edson Fachin.