Topo

Neto de Lula é nomeado para gabinete de deputado federal do PT

Thiago Trindade Lula da Silva (de camiseta vermelha) visitou o avô na prisão em Curitiba - Zanone Fraissat 12.abr.2018/Folhapress
Thiago Trindade Lula da Silva (de camiseta vermelha) visitou o avô na prisão em Curitiba Imagem: Zanone Fraissat 12.abr.2018/Folhapress

Gustavo Maia

Do UOL, em Brasília

15/05/2018 13h18

Ato publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (15) oficializou a nomeação de um neto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como secretário parlamentar da Câmara dos Deputados. Ele vai exercer cargo comissionado no gabinete do deputado federal Vicentinho (PT-SP), que é amigo de Lula.

Thiago Trindade Lula da Silva tem 21 anos e é filho de Marcos Cláudio --filho da ex-primeira-dama Marisa Letícia (1950-2017) que foi adotado por Lula e cumpriu mandato como vereador de São Bernardo do Campo (SP) de 2013 a 2016.

De acordo com a Câmara, os cargos em comissão de secretário parlamentar "têm por finalidade a prestação de serviços de secretaria, assistência e assessoramento direto e exclusivo nos gabinetes dos deputados".

Conforme determina a legislação, o cargo é de livre nomeação e exoneração e é concedido mediante a indicação do deputado.

Apesar de ter sido publicada nesta terça, a portaria foi editada na última sexta (11) pela Coordenação de Secretariado Parlamentar do Departamento de Pessoal da Diretoria de Recursos Humanos da Câmara.

A reportagem tentou ligar três vezes para o gabinete de Vicentinho no início da tarde desta terça, mas as chamadas não foram atendidas.