Topo

Lula diz não crer que Marisa pediu obras em sítio e que "ficou fácil" falar o nome dela

Ana Carla Bermúdez

Do UOL, em São Paulo

14/11/2018 20h05

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (14) que tem “muitas dúvidas” se a ex-primeira-dama Marisa Letícia pediu para que empreiteiras fizessem reformas em um sítio em Atibaia (SP), centro de um processo contra o petista na Operação Lava Jato.

Veja também:

Diversos réus e testemunhas afirmaram ao longo da investigação que Marisa, morta em fevereiro de 2017 vítima de um AVC, participou ativamente da condução das obras. O ex-diretor da Odebrecht, Alexandrino Alencar chegou a afirmar que foi a ex-primeira dama quem solicitou a reforma. Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS, declarou que ela e Lula pediram a ele para fazer obras no sítio.

Agora ficou fácil falar o nome da dona Marisa, porque ela morreu
Ex-presidente Lula, durante interrogatório

Neste processo, Lula é acusado de ter recebido propina de aproximadamente R$ 1 milhão através de reformas realizadas no sítio pelas empreiteiras Odebrecht, Schahin e OAS. A quantia seria uma contrapartida a contratos obtidos com a Petrobras de forma fraudulenta. A defesa do ex-presidente nega as acusações.

Lula ainda afirmou não acreditar que a ex-primeira-dama tivesse “relação” com as empresas para pedir que elas realizassem obras no sítio, “também porque [a propriedade] não era dela”.

O sítio está registrado nos nomes de Fernando Bittar, amigo da família de Lula, e de Jonas Suassuna --o MPF (Ministério Público Federal), no entanto, acusa Lula de ser o real proprietário.

Outros réus no processo, como o ex-assessor da Presidência Rogério Aurélio Pimentel e o pecuarista José Carlos Bumlai, amigo de Lula, afirmaram em seus depoimentos que parte das obras foram realizadas a pedido de Marisa Letícia. Diversas testemunhas ouvidas no decorrer da ação penal afirmaram que era a ex-primeira-dama quem expressava vontade em saber o andamento das reformas.

Questionado pela juíza federal Gabriela Hardt, que assumiu os processos da Lava Jato das mãos do juiz Sergio Moro após ele aceitar um ministério no governo de Jair Bolsonaro (PSL), se acreditava que os outros réus e testemunhas estariam mentindo, Lula foi evasivo.

“Não estou utilizando a palavra 'mentindo'. Eu vou dizer que não acredito que a dona Marisa tenha pedido [as obras]”, respondeu.

Lula disse que ficou sabendo das reformas no sítio pela imprensa e afirmou não ter conhecimento de “nenhuma relação” entre Marisa Letícia e a Odebrecht. Disse, então, que a ex-primeira-dama pode ter encontrado Marcelo e Emílio Odebrecht “em qualquer evento público”, que tinham a presença de “muitos empresários”.

“Mas ter liberdade para falar com uma pessoa e pedir [as obras], eu sinceramente acho que quem citou isso está tentando encontrar uma solução cômoda por uma pessoa que já está morta”, completou.

Após o depoimento, que durou pouco mais de duas horas e meia, o ex-presidente retornou à Superintendência da Polícia Federal, onde está preso desde abril cumprindo pena de 12 anos e um mês de prisão pelo caso do tríplex de Guarujá (SP).