O que Sergio Moro juiz e Sergio Moro ministro dizem sobre caixa 2?
A mudança no tom da avaliação de Sergio Moro sobre a gravidade do crime de caixa 2 chamou atenção ontem quando o ministro da Justiça e Segurança Pública apresentou o projeto anticrime ao Congresso Nacional.
As declarações dadas a jornalistas surpreenderam por destoarem de falas dadas na época em que Moro era o juiz responsável pela Operação Lava Jato, na 13ª Vara Federal de Curitiba, sempre duras em relação ao uso de recursos não contabilizados em campanhas eleitorais.
Ontem, o ministro afirmou que, atendendo a reclamações de "alguns agentes políticos", o governo acabou optando por colocar a criminalização da prática de caixa 2 à parte, sob o argumento de que "o caixa 2 é um crime grave, mas não tem a mesma gravidade que corrupção, que crime organizado e crimes violentos".
Em abril de 2017, durante um evento na Universidade de Harvard, nos EUA, Moro disse que o caixa 2 era "trapaça, um crime contra a democracia", afirmando que a prática era mais grave do que a corrupção para o enriquecimento ilícito. À época, considerou que o primeiro crime pode ser até mais nocivo que o segundo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.