Aras pede, e STF libera ao MPF acesso a inquérito que apura fake news
A pedido do procurador-geral da República, Augusto Aras, o Supremo Tribunal Federal (STF) liberou hoje ao Ministério Público Federal (MPF) o acesso às informações presentes no inquérito 4.781, que apura as chamadas fake news. A informação foi divulgada pelo próprio MPF.
A investigação foi aberta de ofício pelo próprio presidente do STF, ministro Dias Toffoli, com o objetivo de apurar a responsabilidade sobre o que classificou como notícias falsas, denúncias caluniosas, ameaças e infrações que atingem a honorabilidade e a segurança da Suprema Corte.
O pedido de Aras foi feito na última sexta-feira, em manifestação a uma Arguição de Descumprimento de Direito Fundamental (ADPF) proposta pela Rede Sustentabilidade.
O PGR já havia defendido, em outras manifestações sobre o caso, a atuação do MPF no inquérito.
Ouça o podcast Baixo Clero (https://noticias.uol.com.br/podcast/baixo-clero/), com análises políticas de blogueiros do UOL.
Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.