Topo

Esse conteúdo é antigo

Ciro critica decisão de Bolsonaro de não cumprimentar Alberto Fernández

Kleyton Amorim/UOL
Imagem: Kleyton Amorim/UOL

Do UOL, em São Paulo

29/10/2019 11h01

O ex-ministro e ex-candidato a presidência, Ciro Gomes, falou em entrevista ao jornal "O Povo" sobre a decisão de Jair Bolsonaro de não cumprimentar o presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández. Segundo ele, a atitude é uma "mistura de despreparo e arrogância".

"Isso vai levar o Brasil a situações cada vez mais extremas e complicadas", disse. "É básico na diplomacia e nas relações internacionais você não se intrometer na vida de outras nações. Só pra esse idiota saber: a Argentina é o maior comprador de produtos industriais brasileiros no mundo. É o mais importante parceiro na região do Mercosul em todos os assuntos".

Bolsonaro lamentou o resultado das eleições argentinas, que deu a vitória à chapa peronista de Alberto Fernández e Cristina Kirchner. Ele disse que não iria parabenizar o novo líder. "Vamos esperar o tempo para ver qual é a real posição dele na política. Porque ele vai assumir, vai tomar pé do que está acontecendo e vamos ver qual linha ele vai adotar", disse.

Ciro também comentou sobre a viagem do presidente aos países da Ásia e do Oriente Médio. Segundo ele, a viagem serve para recuperar a imagem do Brasil na região após a tentativa do governo de mudar a embaixada em Israel de Tel Aviv para Jesuralém, "no que acabou ofendendo o mundo árabe, que é o maior comprador de proteína animal do Brasil na região".

Ele também criticou a postura do governo brasileiro frente à manche de óleo nas praias do Nordeste. "O governo do senhor Bolsonaro não só rasgou o plano de contingência, como dissolveu uma comissão que existia pra isso".

Ouça o podcast Baixo Clero, com análises políticas de blogueiros do UOL. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.