Topo

Bolsonaro chega ao fim do 1º ano com aprovação menor que Lula, Dilma e FHC

O presidente Jair Bolsonaro em evento realizado em Manaus - Marcos Corrêa/PR
O presidente Jair Bolsonaro em evento realizado em Manaus Imagem: Marcos Corrêa/PR

Do UOL, em São Paulo

08/12/2019 10h56

Resumo da notícia

  • Bolsonaro tem aprovação de 30% da população no fim do 1º ano, segundo Datafolha
  • No mesmo período, FHC tinha 41% de aprovação, Lula, 42%, e Dilma, 59%
  • Aprovação da atual equipe econômica aumentou de 20% para 25%
  • Aprovação do trabalho de combate ao desemprego foi de 13% para 16%

Com 30% de aprovação, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chega ao fim do primeiro ano de governo com avaliação pior, no mesmo período, que os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (41%), Luiz Inácio Lula da Silva (42%) e Dilma Rousseff (59%). Os dados são de pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (8).

Somente Michel Temer (MDB) e Itamar Franco chegaram ao fim do primeiro ano com reprovação maior que a de Bolsonaro agora. Um ano após processo de impeachment de Dilma Rousseff, Temer era reprovado por 61%.

O governo Bolsonaro teve uma melhora na avaliação em áreas ligadas à economia. Segundo a pesquisa, a taxa de aprovação da equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, aumentou de 20% para 25%, e a do combate ao desemprego foi de 13% para 16%.

O otimismo em relação à economia também aumentou. Entre os entrevistados, 43% acham que ela vai melhorar nos próximos meses. Em agosto, a taxa era de 40%. Ainda segundo o levantamento, 31% acham que a economia vai ficar como está, e 24%, que vai piorar.

O otimismo com a economia é maior entre os mais ricos, grupo que sinaliza mais apoio ao governo Bolsonaro. Entretanto, a maioria do povo avalia que a retomada da economia ainda não é suficiente. Para 55% dos entrevistados, a crise deve demorar para acabar, e o Brasil não voltará a crescer com força tão cedo. Já 37% acham que a crise será superada em meses.