Tabata dá nota zero para gestão Weintraub e diz que 2019 será ano perdido
A deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP) criticou a gestão do ministro Abraham Weintraub à frente do Ministério da Educação. Em entrevista ao jornal "El País", a parlamentar deu nota "zero" ao comandante do MEC e disse que 2019 será um ano perdido para a educação.
Para a deputada, o governo age com força no discurso ideológico, mas pouco faz para melhorar a educação no país. "Quando a gente fala das coisas mais práticas, que chegam aos professores e alunos, ele [o governo] falhou. Na nossa interpretação, [este] vem sendo um ano perdido para a educação", afirmou.
Questionada sobre qual nota daria à gestão de Weintraub no MEC, a parlamentar foi dura: "zero. Talvez, um (...) Não vejo o que há de positivo na atual gestão do MEC".
A deputada disse ter baseado sua avaliação em um relatório da Comissão Externa da Educação da Câmara, da qual é membro. O documento aponta que projetos importantes ficaram com execução orçamentária próximo de zero.
"Quando a gente olha para alfabetização, que deveria ser o carro chefe do Governo, nota-se que a última ação que teve foi uma reunião para se discutir a metodologia. Ou seja, neste ano não chegou nenhuma diretriz para secretários ou prefeitos", declarou.
Tabata afirmou, ainda, que suas críticas ao ministro vão além do posicionamento político. "Não tem ideologia que explique isso. Você pode concordar ou discordar da ideologia, eu no caso discordo. Mas a gente tentou dar um passo à frente.(...) O que falta na ponta não é uma ideologia diferente, é carteira, é formação de professor, um monte de coisa".
Ouça o podcast Baixo Clero, com análises políticas de blogueiros do UOL. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.