Topo

Esse conteúdo é antigo

Deputada promete recorrer de liberação de Camargo para a Fundação Palmares

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) - Fátima Meira/Futura Press/Estadão Conteúdo
A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) Imagem: Fátima Meira/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

13/02/2020 12h11

Líder da Minoria na Câmara dos Deputados, Jandira Feghali (PCdoB/RJ) escreveu hoje no Twitter que vai recorrer da decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que liberou a recondução de Sergio Camargo à presidência da Fundação Palmares. A volta ao cargo, porém, ainda não foi confirmada.

"Nós, da Liderança da Minoria na Câmara, vamos recorrer da derrubada da liminar que trouxe o sr. Sergio Camargo novamente para a Fundação Palmares. A Fundação Palmares não pode ter na sua presidência um racista. Alguém que nega o quilombo, Zumbi, a escravidão histórica", escreveu Jandira.

Camargo teve sua nomeação para a presidência da Fundação suspensa no ano passado pela Justiça após uma ação civil movida pelo advogado Helio de Souza Costa.

O nome de Camargo, indicado ao cargo no último dia 27 de novembro, causou rejeição por conta de suas publicações de ataques a personalidades e ao movimento negro.

Ele chegou a se posicionar contra as cotas raciais, o Dia da Consciência Negra e a vereadora Marielle Franco que foi assassinada no ano passado. A Fundação Palmares é o órgão responsável por criar políticas públicas para promover a cultura afro-brasileira.

Após recurso apresentado pela da AGU (Advocacia-Geral da União), o presidente do STJ, João Otávio de Noronha, suspendeu a liminar que impedia Sérgio Camargo de assumir a presidência da fundação.

O presidente Jair Bolsonaro disse, em dezembro do ano passado, que reconduziria Camargo ao cargo em caso de vitória no recurso. A confirmação, porém, ainda não ocorre, sendo que a se secretaria de Cultura, da qual a Fundação Palmares faz parte, mudou de comando para as mãos da atriz Regina Duarte. Ela ainda não se manifestou sobre o assunto.