Maia diz a deputados que só vai a plenário para votar pautas de coronavírus
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), orientou a deputados e lideranças da Câmara a só irem a plenário se tiver acordo para votar matérias relacionadas ao coronavírus.
A mensagem foi enviada ontem em áudio de WhatsApp em diferentes grupos. Oficialmente, na semana passada, o Congresso limitou a circulação de pessoas, mas não suspendeu trabalhos.
"Claro que a gente não vai fazer sessão com 300 deputados no plenário. A gente só vai ao plenário se tiver acordo para votar matérias relacionadas ao coronavírus, mas acho que o Parlamento não estar funcionando neste momento onde ele é parte da solução, acho que a sociedade vai ficar mais assustada ainda. Mas claro que não é para ficar todo mundo no plenário", declarou no áudio.
A mensagem de voz, de um minuto, foi compartilhada com o UOL por parlamentares hoje. Na pauta da semana há vetos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e projetos de realocação de receitas, entre elas dos valores de emenda de relator.
"Cada um pode ficar no seu apartamento, no seu hotel, no seu gabinete, reduzir o número de assessores de gabinete, deixar no máximo um. Mas eu acho que quem puder estar em Brasília ajuda a gente conseguir construir projeto", declarou Maia.
A assessoria do presidente confirmou que o áudio é dele, mas não deu detalhes sobre a mensagem.
"O governo mandou um projeto do coronavírus, difícil alguém ficar contra, né? A gente constrói o acordo antes, fora, pelo Whatsapp, conversando pelo telefone, em alguns casos duas pessoas juntas, três conversando. É claro que ninguém vai botar 300 deputados no plenário de forma nenhuma", afirmou Maia.
Ouça o podcast Baixo Clero, com análises políticas de blogueiros do UOL. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.
Vídeo sem autoplay - Coronavírus: o que você precisa saber - um novo está sendo feito, mas podemos usar esse por enquanto
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.