Topo

Esse conteúdo é antigo

Deputado do DF protocola 1º pedido de impeachment contra Jair Bolsonaro

O deputado distrital Leandro Grass - Reprodução
O deputado distrital Leandro Grass Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

17/03/2020 16h10

O deputado distrital Leandro Grass (Rede-DF) protocolou hoje um pedido de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro.

O documento foi entregue à Secretaria Geral da Mesa da Câmara dos Deputados e tem como base ações cometidas pelo chefe do executivo entre 2019 e 2020 que, segundo nota publicada no site do deputado, configuram crime de responsabilidade.

São citadas a participação de Bolsonaro nas manifestações do último domingo, mesmo havendo recomendações de que não houvessem aglomerações em meio à pandemia de coronavírus e os ataques contra a repórter Patrícia Campos Mello, da Folha de S.Paulo.

Também entram como justificativas para o impedimento do presidente celebrações à Ditadura Militar e alegações de que as eleições de 2018 foram fraudadas.

"Bolsonaro vem praticando uma série de atos incompatíveis com o decoro que o cargo que ele ocupa exige", justificou o deputado, em nota "O país hoje está em crise econômica, estamos passando por uma crise mundial de saúde e ele ignorando os protocolos e colocando a população em risco. O Brasil não tem condições de superar essas crises com Jair Bolsonaro na presidência".

O deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP), ex-aliado de Bolsonaro, também deve protocolar um pedido de impeachment contra o presidente nesta semana.