Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro volta a negar que houve golpe militar em 1964

Bolsonaro presta continência em evento da Justiça Militar - Pedro Ladeira - 28.mar.2019/Folhapress
Bolsonaro presta continência em evento da Justiça Militar Imagem: Pedro Ladeira - 28.mar.2019/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

31/03/2020 22h21

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), em postagem realizada na noite de hoje, voltou a dizer que não houve golpe militar em 1964. "A verdade: o Marechal foi eleito de acordo com a Constituição", escreveu em postagem no Facebook.

Bolsonaro traçou uma pequena linha do tempo, a partir do dia 2 de abril, descrevendo que o Congresso tinha declarado vago o cargo de Presidente da República, temporariamente ocupado pelo deputado Ranieri Mazzilli.

Na sequência, Bolsonaro citou eleições indiretas, em 11 de abril, que elegeram o Marechal Castelo Branco como Presidente da República.

"A verdade: o Marechal foi eleito de acordo com a Constituição e não houve golpe em 31 de março", escreveu.

Mais cedo, o presidente se referiu ao aniversário do golpe militar de 31 de março de 1964 como o "grande dia da liberdade". A declaração aconteceu durante a manhã em resposta a um apoiador que mencionou a data na saída do presidente no Palácio da Alvorada.

Ex-deputado federal e capitão reformado do Exército, Bolsonaro é defensor do golpe de 64, que iniciou o período da ditadura militar no Brasil até 1985. Desde que assumiu a Presidência, em janeiro de 2019, o chefe do Executivo nomeou militares para diversos departamentos e ministérios.

Com informações da Agência Estado