PUBLICIDADE
Topo

André Mendonça escolhe Tercio Tokano para ser o número 2 na Justiça

André Mendonça toma posse como novo ministro da Justiça - TV Brasil/Reprodução
André Mendonça toma posse como novo ministro da Justiça Imagem: TV Brasil/Reprodução

Do UOL, em São Paulo

07/05/2020 09h28

O ministério da Justiça anunciou mais uma troca após a saída de Sergio Moro. Hoje, o advogado Tercio Issami Tokano foi nomeado secretário-executivo da pasta e vai auxiliar o ministro André Mendonça. Ele era subchefe adjunto de assuntos institucionais da Subchefia para Assuntos Jurídicos da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Tercio Tokano é formado em Direito pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Além disso, ele é especialista em Direito Público pela Universidade de Brasília (UNB) e Direito Civil e Processual Civil pela UEL.

A expectativa internamente no ministério é que André Mendonça troque todo o primeiro escalão da pasta, antes comandada pelo ex-juiz da Lava Jato. O ex-ministro deixou o governo acusando o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de interferir na Polícia Federal - um inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) investiga a denúncia.

Moro colocou uma série de policiais federais da sua confiança e vários quadros do Paraná no ministério. Bolsonaro se queixou disso em seu pronunciamento em 24 de abril, quando se defendeu das acusações de interferência na PF.

Política