O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) segue se posicionando contra o isolamento social, no combate à pandemia do novo coronavírus. Pesquisa de opinião pública mais recente, realizada pela CNT/MDA, aponta uma queda em sua aprovação, ao mesmo tempo em que há um número maior de pessoas que apoiam o isolamento.
No podcast Baixo Clero #37, a jornalista Maria Carolina Trevisan afirma que a insistência do presidente em manter uma posição contrária às medidas recomendadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde), na luta contra a covid-19, afasta investimentos e será prejudicial à economia, diferentemente do que acredita o próprio Bolsonaro.
"Está havendo uma radicalização em que a base contra Bolsonaro está aumentando, e isso é um ponto importante. Outro ponto importante é o apoio ao isolamento — a pesquisa mostra que 67,3% dos entrevistados dizem que apoiam o isolamento total e que ele deve ser praticado. O isolamento vertical é apoiado por 29,3%", comenta Trevisan (disponível no arquivo acima a partir de 6:07).
"Toda vez que Bolsonaro fala contra o isolamento, ele perde confiança da população e dos investidores. A economia também é impactada por isso. Então, quando ele está falando contra o isolamento, ele está falando também contra a própria economia do país", completa a jornalista.
Trevisan também diz que a Suécia, citada pelo presidente por ser o único país escandinavo a não ter adotado o isolamento social, também já tem uma previsão de recessão, devido à pandemia.
"Na Suécia, país que ele costuma evocar para comparar ao Brasil, como se isso fosse possível, o Banco Central já prevê uma recessão, pois há uma recessão no mundo inteiro. Não basta você fazer isolamento, ou não fazer isolamento, e achar que a economia vai decolar. Não vai decolar, não tem quem invista. A economia está parada no mundo. A pandemia é sempre maior do que esses desejos do Bolsonaro", finaliza Trevisan.
Baixo Clero está disponível no Spotify, na Apple Podcasts, no Google Podcasts, no Castbox, no Deezer e em outros distribuidores. Você também pode ouvir o programa no YouTube. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.