Topo

OPINIÃO

Trevisan: 'Quando Bolsonaro fala contra isolamento, vai contra a economia'

Do UOL, em São Paulo

15/05/2020 04h00

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) segue se posicionando contra o isolamento social, no combate à pandemia do novo coronavírus. Pesquisa de opinião pública mais recente, realizada pela CNT/MDA, aponta uma queda em sua aprovação, ao mesmo tempo em que há um número maior de pessoas que apoiam o isolamento.

No podcast Baixo Clero #37, a jornalista Maria Carolina Trevisan afirma que a insistência do presidente em manter uma posição contrária às medidas recomendadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde), na luta contra a covid-19, afasta investimentos e será prejudicial à economia, diferentemente do que acredita o próprio Bolsonaro.

"Está havendo uma radicalização em que a base contra Bolsonaro está aumentando, e isso é um ponto importante. Outro ponto importante é o apoio ao isolamento — a pesquisa mostra que 67,3% dos entrevistados dizem que apoiam o isolamento total e que ele deve ser praticado. O isolamento vertical é apoiado por 29,3%", comenta Trevisan (disponível no arquivo acima a partir de 6:07).

"Toda vez que Bolsonaro fala contra o isolamento, ele perde confiança da população e dos investidores. A economia também é impactada por isso. Então, quando ele está falando contra o isolamento, ele está falando também contra a própria economia do país", completa a jornalista.

Trevisan também diz que a Suécia, citada pelo presidente por ser o único país escandinavo a não ter adotado o isolamento social, também já tem uma previsão de recessão, devido à pandemia.

"Na Suécia, país que ele costuma evocar para comparar ao Brasil, como se isso fosse possível, o Banco Central já prevê uma recessão, pois há uma recessão no mundo inteiro. Não basta você fazer isolamento, ou não fazer isolamento, e achar que a economia vai decolar. Não vai decolar, não tem quem invista. A economia está parada no mundo. A pandemia é sempre maior do que esses desejos do Bolsonaro", finaliza Trevisan.

Baixo Clero está disponível no Spotify, na Apple Podcasts, no Google Podcasts, no Castbox, no Deezer e em outros distribuidores. Você também pode ouvir o programa no YouTube. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.