Topo

Esse conteúdo é antigo

Deputado Luiz Lauro Filho (PSDB-SP) morre aos 41 anos, em Campinas

01.dez.2016 - O deputado federal Luiz Lauro Filho (PSDB-SP)  - Lucio Bernardo Jr./Câmara dos Deputados
01.dez.2016 - O deputado federal Luiz Lauro Filho (PSDB-SP) Imagem: Lucio Bernardo Jr./Câmara dos Deputados

Guilherme Mazieiro

Do UOL, em Brasília

18/05/2020 14h04Atualizada em 18/05/2020 16h29

O deputado federal Luiz Lauro Filho (PSDB-SP) morreu hoje, aos 41 anos. O parlamentar teve duas paradas cardíacas, uma durante a madrugada e outra pela manhã. Ele tinha dado entrada no hospital Centro Médico, em Campinas (SP). Ainda não foi divulgada a causa da morte.

Ele começou a legislatura como suplente e assumiu a cadeira do ex-deputado Luiz Flávio Gomes (PSB-SP), que faleceu em 1º de abril deste ano. A informação da morte foi confirmada ao UOL pelo prefeito de Campinas e tio do deputado, Jonas Donizette (PSB).

A Câmara informou que o "convocado para assumir o cargo será o suplente Ricardo Silva (PSB-SP)".

Luiz Lauro foi eleito deputado federal em 2014 e cumpriu mandato todo. Em 2018, foi candidato e ficou como primeiro suplente pelo PSB. No final do ano passado, em uma alteração partidária, Luiz Lauro foi expulso do PSB e se filiou ao PSDB. No final do ano assumiu provisoriamente, como suplente, a vaga de Jefferson Campos (PSB-SP), que havia se licenciado. E em abril de 2020, assumiu como titular, definitivamente, a cadeira de Luiz Flávio Gomes.

Antes de chegar a Brasília, Luiz Lauro tinha ocupado a cadeira de vereador em Campinas, entre 2012 e 2014.

Ele era publicitário de carreira e nasceu em Campinas, onde fez sua trajetória política.

Jonas Donizette emitiu uma nota lamentando a morte do sobrinho:

"Faleceu hoje, 18 de maio, vítima de infarto, Luiz Lauro Filho, meu sobrinho, filho de meu irmão Luiz Lauro Ferreira e de Iara Fais Ferreira. Deixa dois irmãos e um casal de filhos ainda pequenos. Luizinho, como era conhecido, era muito alegre e expansivo. Deixa muita saudade. Peço a oração de todos, em especial para meu irmão Luiz Lauro. Perder um filho é uma dor imensurável. Se possível, em suas orações, peça a Deus que dê consolo a ele e a toda a família."

Homenagens de Doria e PSDB

O governador de São Paulo e correligionário de Luiz Lauro Filho, João Doria (PSDB-SP), também lamentou a morte do deputado. "Minha solidariedade aos familiares e amigos. Estou muito triste", escreveu o tucano em uma rede social.

Em nota, o líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Carlos Sampaio, manifestou "profunda tristeza" pela morte de Lauro Filho e se solidarizou com familiares e amigos do parlamentar. Leia abaixo a mensagem na íntegra:

"Consternada, a bancada do PSDB na Câmara manifesta sua profunda tristeza e pesar pelo falecimento precoce e repentino do amigo e deputado Luiz Lauro Filho, ocorrido na tarde desta segunda-feira, em Campinas (SP). Luiz Lauro assumiu o mandato pelo PSDB em dezembro do ano passado, e desde então, foi acolhido com carinho e a admiração pelos seus pares. Era admirado por toda a Câmara desde seu primeiro mandato, de 2015 a 2019, pela sua gentileza, entusiasmo e espírito participativo. Neste momento de dor, a bancada se solidariza e se une em orações com seus familiares e amigos."