Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro usa Trump para chamar antifas de organização terrorista

Presidente Jair Bolsonaro - ADRIANO MACHADO
Presidente Jair Bolsonaro Imagem: ADRIANO MACHADO

Do UOL, em São Paulo

31/05/2020 14h17

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) postou hoje uma publicação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, dizendo que o país designará a Antifa, abreviação de antifascismo, como uma organização terrorista.

A postagem de Bolsonaro foi feita após ele publicar imagens de emissoras de televisão que mostraram sua participação em ato a seu favor nesta manhã em Brasília e que também teve pautas antidemocráticas, como pedidos de intervenção militar e intervenção no STF (Supremo Tribunal Federal), e uma manifestação na avenida Paulista na tarde de hoje.

A via está dividida entre um ato de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e outro organizado por torcidas organizadas de futebol, entre elas a do Corinthians e do Palmeiras.

Por volta das 13h30, a polícia separou o início de uma confusão entre dois manifestantes ao lado da estação Trianon Masp, do lado da avenida onde estão os manifestantes bolsonaristas. A PM soltou pelo menos quatro bombas de efeito moral e spray de pimenta pata separar a confusão. Um fotógrafo da agência EFE ficou ferido.

Trump atribuiu os confrontos que ocorrem em protestos contra a morte de George Floyd após uma ação policial a "grupos da extrema esquerda radical" e a grupos "antifa".

"Não devemos deixar que um pequeno grupo de criminosos e vândalos destrua as nossas cidades", afirmou.