Topo

Esse conteúdo é antigo

Presidente do MDB vê "desserviço" em discutir impeachment de Bolsonaro

Deputado Baleia Rossi se recusa a discutir impeachment do presidente em meio à pandemia - Bruno Poletti/Folhapress
Deputado Baleia Rossi se recusa a discutir impeachment do presidente em meio à pandemia Imagem: Bruno Poletti/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

15/06/2020 15h41

O deputado federal Baleia Rossi, atual presidente do MDB (Movimento Democrático Brasileiro), acredita que o momento do país não é propício para a discussão de um possível pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro. O partido, que tem uma tradição de ser decisivo no Congresso por sua numerosa base, foi fundamental no processo de impeachment da então presidente Dilma Rousseff, em 2016.

"Entendo que o impeachment desestabilizaria nosso país, então acho que no meio de uma pandemia querer discutir isso é um desserviço ao nosso país, aos brasileiros, às famílias que estão enlutadas", afirmou hoje Rossi em entrevista à CNN Brasil. Até agora, Bolsonaro já acumula 35 pedidos de impeachment no Congresso.

Para o presidente do MDB, o momento é diferente de quando o partido apoiou a saída de Dilma, que acabou deixando a legenda na presidência da República com a posse do vice Michel Temer.

"Naquele momento o país tinha muitas pessoas na rua, a economia estava em frangalhos, a inflação tinha mais de dois dígitos e crescendo. Em todos os cantos do país nós tínhamos o problema do crime de responsabilidade fiscal. E depois foi demonstrado no próprio governo (de Temer) que o país foi recolocado nos trilhos", explicou Rossi.

"No meio de uma pandemia, você criar instabilidade política ia ser muito ruim para a nossa capacidade de reação", completou o deputado, mirando a recuperação econômica que deve se seguir à crise causada pela pandemia do coronavírus.

"MDB nunca foi centrão"

Rossi também fez questão de reforçar a independência atual do seu partido, negando até o senso comum de que a legenda sempre ocupa uma posição de destaque no grupo conhecido como centrão no Congresso.

"O MDB nunca foi centrão. O MDB é um partido que tem sua história, aliás uma história muito bonita", afirmou. "Não criticamos nenhum partido por essa ou aquela atitude, mas temos nossa independência."

"O MDB tem muito mais virtudes que defeitos, inclusive na sua história. Em todos os momentos que o país precisou, o MDB nunca se furtou. Claro que o MDB sofreu desgastes porque ficou conhecido como o partido da governabilidade. Acontece que o MDB ficou com o ônus dessa situação e não com o bônus, por isso a nossa independência agora", explicou Rossi.

Segundo o presidente da legenda, o partido trabalha para ter um candidato próprio nas próximas eleições presidenciais, assim como foi com Henrique Meirelles em 2018. Até a última eleição, o MDB não tinha uma candidatura própria desde 1994, com Orestes Quércia.