Topo

Podcast

Baixo Clero

A jornalista Carla Bigatto conduz com analistas um papo sobre temas que dominam a pauta política.


Baixo Clero #44: Saída de Weintraub é cortina de fumaça para Caso Queiroz?

Do UOL, em São Paulo

18/06/2020 18h07

A prisão do ex-assessor Fabrício Queiroz pela manhã desta quinta-feira (18) e, horas depois, a saída de Abraham Weintraub do Ministério da Educação levantaram uma dúvida: a saída do ministro seria uma estratégia do governo para ofuscar o prejuízo político causado pela detenção de Queiroz? No podcast BaixoClero #44, do UOL, os jornalistas Carla Bigatto, Diogo Schelp e Carolina Trevisan analisam a questão.

Na avaliação de Schelp, os dois acontecimentos não têm relação. "A saída de Weintraub já estava prevista. Ele estava sangrado há bastante tempo, ainda mais depois de ter participado de manifestações no último domingo. Na verdade, ao sair do governo, Bolsonaro dá um fim a essa sangria".

Schelp diz que é evidente a preocupação da família Bolsonaro com as investigações do caso Queiroz. "A preocupação do presidente e dos filhos cada vez que surge algo relacionado ao Queiroz indica que esse é, de fato, o calcanhar de Aquiles do Bolsonaro".

No mesmo sentido, Carol Trevisan ressalta que o caso Queiroz é a crise mais aguda do governo Jair Bolsonaro. "Esse momento é um momento de crise super aguda. De todas as crises, a história do Queiroz é a pior. Eles [governo Bolsonaro] estão, sim, perdendo popularidade, mas estão sustentando a popularidade restante com o auxílio emergencial. Uma hora vai terminar. Não é eterno", afirma.

Baixo Clero está disponível no Spotify, na Apple Podcasts, no Google Podcasts, no Castbox, no Deezer e em outros distribuidores. Você também pode ouvir o programa no YouTube. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.