Topo

Esse conteúdo é antigo

Damares Alves ficará em isolamento após encontrar governador com covid

Damares em encontro com governador de Santa Catarina - Imagem/Diivulgação
Damares em encontro com governador de Santa Catarina Imagem: Imagem/Diivulgação

Do UOL, em São Paulo

01/07/2020 19h17

A ministra Damares Alves ficará em isolamento depois que o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL), anunciou teste positivo para covid-19. Os dois se encontraram no último fim de semana, em Florianópolis (SC).

"A ministra Damares Alves e todos os membros da comitiva que a acompanharam em viagem para entrega de serviços a Santa Catarina, ocorrida no último final de semana, seguirão todos os protocolos recomendados para pessoas que tiveram contato com infectados por coronavírus", diz nota enviada pela assessoria do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Os protocolos citados pela assessoria são "isolamento e testagem".

A ministra, no entanto, já havia feito o teste para covid-19 cerca de uma semana antes de viajar a Santa Catarina, e deu negativo.

Encontro com governador

Damares participou de evento, na Base Aérea de Florianópolis, ao lado do governador Carlos Moisés no último sábado. Em imagens divulgadas, os dois aparecem conversando perto um do outro e sem o uso de máscara facial, recomendação feita pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Moisés anunciou mais cedo, em sua conta no Instagram, que fez um exame para covid-19 e que o resultado deu positivo. Agora, ele espera a contraprova para saber se realmente contraiu a doença causada pelo novo coronavírus.

O político disse ainda que apresentou sintomas no fim da tarde de ontem e fez um primeiro exame. Por recomendação médica, ele está em isolamento residencial.

"Se dependesse exclusivamente de minha vontade, estaria nas ruas hoje para acompanhar os trabalhos das equipes do governo de Santa Catarina depois dos estragos causados pelo ciclone extratropical. Sei que foi uma noite difícil para todos. No entanto, por recomendação médica, devo ficar sem contato com outras pessoas. Apresentei sintomas da covid-19 no final do dia de ontem. Fiz um primeiro exame que deu indicação positiva. Farei novo exame em seguida, para ter mais clareza sobre o diagnóstico. Por determinação, e obedecendo o que determinam os protocolos de saúde, permanecerei em quarentena até um resultado definitivo", escreveu.

O governador afirmou que, mesmo à distância, acompanhará os trabalhos das equipes envolvidas nas ocorrências após o registro do "ciclone bomba" que atingiu a região Sul do país ontem.

"Só que isso não impede que esteja, como estou, acompanhando todos os trabalhos e coordenando as equipes do nosso governo. Quando os catarinenses se unem, não há desafio que não seja superado", afirmou.