Topo

Esse conteúdo é antigo

'Brasil precisa saber jogar o jogo', diz Mourão sobre embate EUA x China

Do UOL, em São Paulo*

15/07/2020 18h12

O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão (PRTB), afirmou hoje que o Brasil "precisa saber jogar o jogo" ao ser questionado em participação no UOL Entrevista sobre a posição do país em meio ao embate entre Estados Unidos e China.

"Nossa diplomacia tem tradição de sermos pragmáticos e flexíveis. Não temos poderio militar. Nossos hard power é nossa produção agrícola. É onde podemos sentar em qualquer mesa no mundo para discutir, porque alimentamos uma parcela enorme da população mundial", disse ao colunista do UOL, Tales Faria, e ao repórter Antonio Temóteo.

"Temos que entender que os EUA são líderes da civilização ocidental, a qual pertencemos. Mas, por outro lado, temos que ver que a China tem a segurança alimentar como um fator de preocupação permanente, com 1,4 bilhão de habitantes. Temos que saber jogar esse jogo. Pragmatismo e flexibilidade", completou.

Mourão ainda falou sobre as eleições presidenciais dos EUA deste ano, quando Donald Trump deverá concorrer à reeleição contra o candidato democrata, Joe Biden.

"Faz parte do processo democrático americano. A maioria dos presidentes logrou a reeleição. Clinton, Bush, Obama, mas o Bush pai, mesmo com a vitória no Golfo, não foi reeleito. O normal da tradição americana é que haja reeleição. Nossas ligações têm que ser independentes. O Biden sendo eleito deverá haver alguma pressão de lá para cá. Temos que estar preparados para lidar com o novo governo", declarou.

*Texto de Alex Tajra, Emanuel Colombari, Gustavo Setti, Lucas Borges Teixeira e Rofolfo Vicentini; produção de Diego Henrique Carvalho