União é condenada por Weintraub dizer que universidades plantam maconha
A União Federal foi condenada ontem a pagar uma indenização de R$ 50 mil por uma fala do ex-ministro Abraham Weintraub, que afirmou que as universidades públicas brasileiras têm "extensivas plantações de maconha" e que os laboratórios de química das instituições são utilizados para fabricar drogas sintéticas.
A ação coletiva foi movida pela UNE (União Nacional dos Estudantes). A juíza Silvia Figueiredo Marques ressaltou o "viés ideológico do ex-ministro" e afirmou que Weintraub não apresentou provas de suas acusações: "A vítima foi a coletividade dos estudantes".
"O Ministro não expressou simplesmente preocupação com o consumo e tráfico de drogas nas universidades, ele foi além e atingiu indiscriminadamente a dignidade e ética de toda a comunidade docente e discente das instituições", escreveu a magistrada.
A União também deverá pagar à UNE R$ 5 mil, correspondentes aos honorários advocatícios do processo.
A fala de Weintraub foi parte de uma entrevista ao Jornal da Cidade Online, e na ocasião foi divulgada nas redes sociais do próprio ex-ministro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.