'O senhor não vai afrontar a democracia', diz Doria sobre Bolsonaro
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), criticou a ameaça feita ontem pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a um repórter do jornal O Globo. Durante entrevista coletiva concedida hoje no Palácio dos Bandeirantes, o político tucano disse que o chefe do Executivo não vai "afrontar a democracia".
"Presidente, como governador de São Paulo, tenho a obrigação de dizer, como filho de um deputado cassado pela ditadura, que nem o senhor e nem ninguém vai afrontar a democracia do Brasil, vai amedrontar e emparedar jornalistas e veículos de comunicação sérios do nosso país. A democracia, presidente Bolsonaro, é mais forte que o senhor, já resistiu a outras ameaças e vai resistir a você também", disse.
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, fez coro às críticas de Doria. "O verdadeiro líder precisa dar o exemplo. Incitar agressão definitivamente não é o exemplo", declarou.
Ao ser questionado sobre os depósitos feitos pelo ex-assessor Fabrício Queiroz na conta bancária da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, o presidente afirmou ontem a um jornalista que teria vontade de "encher tua boca com uma porrada".Sem responder à pergunta, Bolsonaro emendou: "Seu safado".
A pergunta do repórter refere-se a uma reportagem da revista Crusoé, que revelou, neste mês, que Queiroz fez outros depósitos em cheque na conta de Michelle. Ao todo, o ex-assessor Queiroz e a mulher dele, Márcia Aguiar, repassaram R$ 89 mil para a conta de Michelle Bolsonaro entre 2011 e 2016 — antes portanto de o marido assumir a Presidência da República.
O jornal O Globo repudiou a atitude do presidente e afirmou que "tal intimidação mostra que Jair Bolsonaro desconsidera o dever de qualquer servidor público, não importa o cargo, de prestar contas à população". Entidades jornalísticas e políticos da oposição também criticaram a postura do presidente da República.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.