Topo

Cláudio Castro nomeia ex-deputado investigado em esquema de corrupção

O governador em exercício do Rio, Cláudio Castro - Folhapress
O governador em exercício do Rio, Cláudio Castro Imagem: Folhapress

Herculano Barreto Filho

Do UOL, no Rio

22/09/2020 15h55

Cláudio Castro, governador em exercício do Rio, nomeou hoje como assessor especial da Casa Civil o ex-deputado estadual André Lazaroni (MDB), que é investigado por suposta participação em esquema de corrupção envolvendo a Organização Social Instituto Lagos Rio. A nomeação foi publicada no Diário Oficial e confirmada pelo governo do RJ.

O MP-RJ (Ministério Público do Rio) investiga a ligação entre o político e Sildiney Costa, fornecedor e ex-diretor da OS preso em junho em uma operação que apurou desvios de até R$ 9 milhões na gestão de hospitais da rede estadual e de unidades de pronto-atendimento.

A investigação apura a ligação entre Sildiney e Lazaroni, que esteve por 16 anos na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio).

Segundo o MP-RJ, a Ascagel, empresa de Sildiney, foi escolhida para um contrato milionário com o estado assinado por Lazaroni, então secretário de Esporte e Lazer na gestão de Sérgio Cabral, em 2013.

O MP-RJ investiga a autorização de dois aditivos de mais de R$ 4 milhões em um contrato de gestão do complexo esportivo da Rocinha. De acordo com a investigação, o Tribunal de Contas encontrou irregularidades no contrato e nos editais.

André Lazaroni não foi localizado para comentar a investigação do MP-RJ. A reportagem procurou a assessoria do governo do RJ, mas ainda não obteve retorno.