Jornal: Secom anunciou mais que divulgado em canais suspeitos de fake news
A quantidade de anúncios pagos pela Secom (Secretaria de Comunicação Social) em canais de blogueiros e políticos investigados pelo STF (Supremo Tribunal Federal) nos inquéritos das fake news ou dos atos antidemocráticos é maior do que a informada antes pela secretaria do governo, de acordo com relatório da CGU (Controladoria Geral da União) obtido pelo jornal "O Globo".
O volume de impressões, unidade de medida da publicidade digital, como banners e outros anúncios, é até onze vezes maior do que a Secom havia informado em abril, segundo a reportagem.
No canal do blogueiro Allan dos Santos foram encontradas 8.714 impressões a mais do que em abril, quando tinham sido reportadas 1.447. Na página do blogueiro Bernardo Pires Kuster foram 1.498 a mais, contra 135 informadas anteriormente.
Canais de investigados pelo STF que não haviam sido citados antes também aparecem no relatório, como Giro de Notícias (23.271 impressões), Folha Política (1.594) e Ravox (3.318).
Os dados são referentes ao período entre 1º de janeiro e 10 de novembro de 2019, referentes a anúncios pagos pela Secom via Google Ads, sistema de distribuição de publicidade do Google.
A Secom afirmou, por meio de nota ao jornal, que o pedido analisado pela CGU foi "integralmente atendido" e que o Google é responsável pela distribuição dos anúncios. A empresa, porém, afirma que oferece controles e filtros para que os clientes definam o destino da publicidade.
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