Topo

Carla: Flávio Bolsonaro devia ser mais transparente ao prestar contas

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/11/2020 04h00

Denunciado pelo MP-RJ na investigação que ficou conhecida como o caso das "rachadinhas", o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) deveria ser mais transparente em sua defesa a denúncias, avalia Carla Araújo, colunista do UOL no podcast Baixo Clero #64 apresentado por Carla Bigatto e com participação do colunista do UOL Diogo Schelp.

"Como senador da República e filho do presidente, ele tinha que ter um pouco mais de respeito com os eleitores e pelo menos prestar conta de forma mais decente", disse. (Ouça a partir do minuto 38:20)

O MP-RJ (Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro) denunciou Flávio por peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa em decorrência do chamado Caso Queiroz, como ficou conhecida a investigação das "rachadinhas".

"As notas que as defesas foram apresentando me pareciam um pouco [um ato de] desdenhar, com 'olha, isso é segredo da justiça e a gente não vai poder falar', 'não tem irregularidade e garante que os servidores está tudo certo até onde ele tem conhecimento'. É tão superficial a forma como ele se defende de coisas óbvias, como o Senado pagar passagem para ele em Noronha, até investigações seríssimas que mostram muitos índices de corrupção", disse a colunista. (Ouça a partir do minuto 36:56)

Sobre a situação em Noronha, a colunista se refere a reembolso, que havia sido solicitado pelo senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), ao Senado, de passagens aéreas para passar o feriado em Fernando de Noronha.

O senador estaria passando o feriado no arquipélago com a mulher, Fernanda. O senador divulgou nota afirmando que houve um "engano" de sua equipe e que solicitou o cancelamento do reembolso.

O podcast também abordou a Eleição nos Estados Unidos, e a última pesquisa Datafolha sobre as eleições municipais em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife.

Debate com 4 melhores colocados será mais dinâmico

O UOL fará debate com os candidatos à Prefeitura de São Paulo, em um modelo dinâmico com os melhores colocados na pesquisa. Marcos Sergio Silva, chefe de reportagem do UOL Notícias, participou do podcast e explicou como será o debate com os candidatos à Prefeitura.

"Essa pesquisa definiu que Bruno Covas, Celso Russomanno, Márcio França e Guilherme Boulos todos têm as condições numéricas, de acordo com o Datafolha, de participar desse debate na próxima semana", contou.

Baixo Clero está disponível no Spotify, na Apple Podcasts, no Google Podcasts, no Castbox, no Deezer e em outros distribuidores. Você também pode ouvir o programa no YouTube. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.