Topo

Esse conteúdo é antigo

Felipe Neto: Teorias da conspiração são a maior ameaça à humanidade

Do UOL, em São Paulo

07/12/2020 15h29

O youtuber Felipe Neto afirmou hoje que as teorias da conspiração são a maior ameaça da humanidade. Em conversa ao UOL Entrevista, ele também criticou o discurso da extrema-direita. "A situação é muito perigosa", afirmou ele na entrevista comandada pelo colunista Leonardo Sakamoto e participação dos repórteres Tiago Dias e Amanda Rossi.

Para mim, a maior ameaça que temos, ao longo prazo, são as teorias da conspiração no ambiente digital. Elas não param de crescer, são uma bola de neve e estão levando a sociedade para guerras civis.

"Se a gente não fizer alguma coisa, se as plataformas não agirem em conjunto com os governantes e representantes do terceiro setor, não sei o que vai acontecer com a sociedade nos próximos anos", disse ele.

Para o comunicador, há uma relação entre a extrema-direita e teorias da conspiração. "Eles sempre se alimentam disso. Olavo de Carvalho, Steve Bannon e todos esses que vão se pulverizando aqui e ali tem uma temática: não argumentem com seus opositores, encontre qualquer coisa que possa usar para destrui-lo e destrua-o. Essa é uma frase do Olavo de Carvalho".

"Eles [apoiadores da extrema-direita] acreditam que estão em uma guerra. Eu acho que as pessoas são seduzidas pelo discurso ideológico insano da guerra cultural, que elas acreditam piamente que estão do lado certo, não importa o que seja feito. Não importa se vou explodir uma bomba atômica em Hiroshima e matar milhões de inocentes. Não importa, desde que eu vença. Então, se eu tiver que acusar meus inimigos de pedofilia, eu vou, porque tenho certeza que estou do lado certo", disse.

Em julho deste ano, Felipe e Luccas Neto, seu irmão, processaram a apresentadora Antônia Fontenelle por tentar ligar a imagem deles à pedofilia. Na época, a apresentadora publicou um vídeo que mostra Luccas colocando na boca uma garrafa que, segundo os advogados dele, seria um objeto cenográfico feito de açúcar, um doce (motivo pelo qual ele teria colocado o item na boca).

"A gente processa para poder tentar ter um pouco de justiça. É muito difícil explicar o que uma acusação de pedofilia causa na vida do ser humano. É muito difícil traduzir em palavras o que significa", comentou o youtuber. "Você vê pessoas da sua família completamente destroçadas por esse tipo de coisa e sabe o que é pior? É a coisa se alastrar tão rápido, e de uma forma tão absurda, que você sente dúvida nas pessoas".