Topo

Alesp: Deputada registra queixa contra colega por passada de mão

Ana Carla Bermúdez

Do UOL, em São Paulo

17/12/2020 17h47Atualizada em 17/12/2020 21h31

A deputada estadual Isa Penna (PSOL) registra na tarde de hoje um Boletim de Ocorrência por assédio sexual e uma denúncia formal por quebra de decoro contra o deputado estadual Fernando Cury (Cidadania). Na noite de ontem, durante sessão da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), Cury se aproximou por trás da deputada, colocou e manteve as mãos em sua cintura, na altura dos seios.

Um vídeo público da sessão mostra o momento. As imagens mostram que a deputada conversava com o presidente Cauê Macris (PSDB), apoiada no balcão do plenário, quando Cury se aproximou por trás dela.

"Não é um lugar em que se encosta, muito menos em uma mulher", afirma a deputada.

Em nota, Arnaldo Jardim, presidente estadual do Cidadania de São Paulo, e Roberto Freire, presidente nacional do Cidadania, condenaram a ação:

"Com relação ao episódio envolvendo o deputado estadual Fernando Cury, o Cidadania analisando as imagens, exige as devidas explicações do parlamentar e encaminha o caso ao nosso Conselho de Ética, para que ouvido o representado, sejam tomadas providências cabíveis e efetivas. A legenda não tolera qualquer forma de assédio e atuará fortemente para que medidas definitivas sejam adotadas. Temos uma história de luta em defesa dos direitos da mulher que nenhuma pessoa pode macular. "

Além de Cury, o Cidadania possui apenas outro representante na Alesp, que também é homem.

Deputada Isa Penna é apalpada pelo deputado Fernando Cury na Alesp - Reprodução/Youtube - Reprodução/Youtube
Deputada Isa Penna é apalpada pelo deputado Fernando Cury na Alesp
Imagem: Reprodução/Youtube

Assédio

Nas cenas, Isa Penna reage e afasta o deputado com as mãos. Ele, então, põe a mão sobre o ombro da deputada, que reage novamente. Os dois gesticulam e conversam com o presidente por alguns minutos, até que Cury se afasta.

"Eu estava de costas, só senti a mão dele escorregar na minha lateral. No momento em que eu senti, virei e falei para ele: 'Quem você acha que você é? Você está louco? Passar a mão em mim assim?' E empurrei, tirei a mão dele", relatou Penna ao UOL.

Ativista feminista e militante contra a violência à mulher, a deputada diz ter se sentido violada.

Segundo ela, um grupo de deputados estava bebendo antes do início da sessão. Cury, de acordo com a parlamentar, "estava com muito bafo de uísque".

Depois que ela o afastou, conta, o deputado fez "cara de mal entendido" e pediu desculpas. Mas, pouco depois, diz a deputada, Cury e outros parlamentares estavam "rindo do assunto".

Penna, no entanto, destaca que esta não é "nem a primeira, nem a décima" vez em que ela passa por uma situação de violência por ser mulher. "O assédio verbal e psicológico acontece todos os dias comigo e com as deputadas negras", diz.

"Me sinto violada e exposta, mas me sinto forte porque sei que não estou sozinha", afirma a deputada, que promete fazer uso do espaço como parlamentar para abordar o assédio que sofreu.

Segundo ela, outras parlamentares, como as deputadas Mônica Seixas e Erica Malunguinho, ambas do PSOL, também já foram assediadas no ambiente da Alesp.

"A conduta lamentável do Parlamentar se dirigiu, desta vez, a uma das Deputadas, mas coloca em risco a integridade sexual de todas as demais que estão no exercício de seu mandato. A conduta do Dep. Fernando Cury é ato de violência política de gênero e, portanto, um ataque direto à democracia", diz a representação apresentada por Isa Penna ao conselho de ética da Alesp.

"Não sabia sequer o nome desse deputado. Ele mal vai a Tribuna. Não foi um abraço porque eu senti a mão dele, ele pegou no meu peito. Fica nítido no vídeo a situação toda", afirmou Isa.

"Constrangido"

Após a divulgação das imagens, o deputado estadual Fernando Cury subiu à tribuna e se disse "triste e constrangido" com a repercussão do episódio, apesar de negar que tenha cometido qualquer tentativa de assédio.

"Gostaria de frisar a todos, principalmente as mulheres que estão aqui, que não houve, de forma alguma, da minha parte, a tentativa de assédio, importunação sexual ou qualquer outra coisa ou qualquer outro nome semelhante a esse. Eu nunca fiz isso na minha vida toda", afirmou.