Topo

Afastamento não basta, diz Isa Penna após decisão do Cidadania sobre Cury

A deputada estadual Isa Penna (PSOL) discursa na Alesp - José Antonio Teixeira/Alesp
A deputada estadual Isa Penna (PSOL) discursa na Alesp Imagem: José Antonio Teixeira/Alesp

Ana Carla Bermúdez

Do UOL, em São Paulo

18/12/2020 17h52Atualizada em 18/12/2020 18h08

Para a deputada estadual Isa Penna (PSOL), a decisão do Cidadania em afastar o deputado estadual Fernando Cury do partido não é suficiente. "O que é necessário para um deputado que comete assédio em pleno plenário é que ele encerre a carreira política e deixe de ser deputado", afirmou ao UOL após reunião jurídica.

Para ela, essa é uma "obrigação moral e cívica" do Cidadania e também da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo).

Nós estamos falando de assédio em pleno plenário, em plena sessão, com todas as câmeras ligadas."
Isa Penna (PSOL-SP)

Na tarde de hoje, a deputada está reunida com advogadas e assessores jurídicos para avaliar os próximos passos a serem tomados em relação ao caso.

"O mandato [da deputada Isa Penna] está no aguardo de orientação para novos passos a tomar. As advogadas Mariana Serrano, Danyelle Galvão e Júlia Almeida, além de colegas de profissão da deputada, são também militantes feministas", diz uma nota divulgada hoje pela assessoria da deputada.

O Cidadania informou na tarde de hoje que afastou o deputado estadual Fernando Cury de todas as funções do partido. A decisão acontece após Cury ser filmado apalpando a deputada Isa Penna durante uma sessão na Alesp.

Mais cedo, o presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, e o presidente estadual do partido em São Paulo, deputado Arnaldo Jardim, apresentaram uma representação contra Cury ao conselho de ética da sigla. A primeira reunião da comissão deve acontecer já na noite de hoje.

Entre as medidas que podem ser definidas pelo conselho de ética, está uma possível expulsão do deputado da sigla, confirmou Freire ao UOL.

"Pela gravidade do caso, talvez a expulsão seja o que possa vir a ser definido", disse o presidente do partido.

Cury diz não ter sido informado do afastamento

Procurada pela reportagem, a assessoria de Cury afirmou que os esclarecimentos necessários poderiam ser encontrados na nota e no pronunciamento dele na Alesp.

Em nova nota, Cury escreve não ter sido informado oficialmente pelo partido da decisão de afastamento de suas funções diretivas no Cidadania.

"Também ressalto que não houve qualquer notificação de procedimento interno do Conselho de Ética, e por isso, tão logo seja formalmente comunicado, irei apresentar a versão dos fatos, exercendo assim meu direito de defesa", concluiu.