Topo

Cidadania dará 8 dias para Fernando Cury se defender de acusação de assédio

Luís Adorno

Do UOL, em São Paulo

22/12/2020 18h19Atualizada em 22/12/2020 20h50

Após afastar o deputado Fernando Cury, o Cidadania vai iniciar às 20h de hoje a representação no Conselho de Ética do partido, que pode levar até a sua expulsão da sigla. Cury deve ser notificado amanhã e terá oito dias para se defender das acusações.

Cury foi flagrado por vídeos assediando a deputada Isa Penna (PSOL) em sessão na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) na quinta-feira (17).

De acordo com Alisson Luiz Micoski, membro titular do Conselho de Ética do Cidadania, na noite de hoje será eleito um relator ou uma relatora. "Ele terá um prazo, estatutário, dentro do código de ética, de 8 dias para se defender, levantar questões que ele, por ventura, achar necessárias de se levar ao conselho de ética", disse ao UOL.

Micoscki afirmou que a representação foi feita pelo presidente nacional do partido, Roberto Freire, subscrita pelo presidente estadual do Cidadania, o deputado Arnaldo Jardim. "Nós, enquanto colegiado, vamos nos debruçar no rito, tendo consciência da gravidade da questão que urge", afirmou Alisson Micoski.

"Vamos fazer com que os trabalhos não sejam interrompidos em virtude das festividades de fim de ano e de finais de semana, mas não podemos atropelar o processo e nem os prazos, então, estamos focados nessa questão", acrescentou o membro do conselho de ética à reportagem.

O Conselho de Ética do Cidadania é formado por nove titulares e três suplentes — há apenas uma mulher entre eles. "Agora é com o Conselho de Ética. Eu não quero nem saber o que estão fazendo porque, no final, sou eu quem vai julgar e aplicar a punição que lhe couber, sendo a mais dura a expulsão", afirmou Roberto Freire.

A Comissão de Ética da Alesp também atingiu o quórum necessário para investigar o deputado Cury. A previsão é de que a apuração na Casa tenha início dia 7 de janeiro.

Cury contrata gestor de crise de imagem

Procurado pelo UOL desde a divulgação do caso, Cury afirmou, num primeiro momento, via assessoria que os esclarecimentos necessários poderiam ser encontrados na nota e no pronunciamento dele na Alesp. Em nota, Cury escreveu não ter sido informado oficialmente pelo partido da decisão de afastamento de suas funções diretivas no Cidadania.

"Também ressalto que não houve qualquer notificação de procedimento interno do Conselho de Ética, e por isso, tão logo seja formalmente comunicado, irei apresentar a versão dos fatos, exercendo assim meu direito de defesa", disse.

Cury contratou nesta semana um especialista em gestão de crise de imagem. Desde a acusação, o deputado decidiu não se manifestar diretamente para a imprensa.

Vídeo da sessão gravou momento do assédio

Um vídeo público da sessão mostra o momento do assédio. As imagens mostram que a deputada conversava com o presidente Cauê Macris (PSDB), apoiada no balcão do plenário, quando Cury se aproximou por trás dela. Em seguida, ele colocou e manteve as mãos na lateral da deputada, na altura dos seios.

"Eu estava de costas, só senti a mão dele escorregar na minha lateral. No momento em que eu senti, virei e falei para ele: 'Quem você acha que você é? Você está louco? Passar a mão em mim assim?' E empurrei, tirei a mão dele", relatou Penna.

A deputada disse ainda que um grupo de deputados estava bebendo antes do início da sessão e que Cury "estava com muito bafo de uísque".

Ela reafirmou ao UOL que sentiu o hálito de álcool do deputado, mas reforçou que não atribui o ato do deputado à bebida. "Não acho que seja relevante, a quantidade de embriaguez. Não quero jamais partir para esse tipo de moralismo hipócrita, porque quem faz isso, faz pior sóbrio."

Novo vídeo mostra apoio de Alex de Madureira

Um novo vídeo obtido pelo UOL mostra que o deputado estadual Fernando Cury teve a companhia do deputado Alex de Madureira (PSD) antes, durante e depois do assédio cometido contra a deputada Isa Penna.

Madureira é vice-presidente do Conselho de Ética da Alesp, que deve julgar o caso a partir de 7 de janeiro. A reportagem tenta contato com Cury e Madureira desde que teve acesso às primeiras imagens do caso, na semana passada, mas ambos não retornam os contatos.