Topo

Esse conteúdo é antigo

Fase vermelha leva Governo de SP a recomendar posse de prefeitos pela web

29.nov.2020 - O prefeito reeleito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), comemora ao lado do governador João Doria (PSDB), na festa da vitória no diretório do partido, onde houve aglomeração; Governo de SP agora recomenda que a posse seja realizada de forma online - DANIEL TEIXEIRA/ESTADÃO CONTEÚDO
29.nov.2020 - O prefeito reeleito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), comemora ao lado do governador João Doria (PSDB), na festa da vitória no diretório do partido, onde houve aglomeração; Governo de SP agora recomenda que a posse seja realizada de forma online Imagem: DANIEL TEIXEIRA/ESTADÃO CONTEÚDO

Douglas Porto

Do UOL, em São Paulo

22/12/2020 20h14Atualizada em 26/12/2020 13h33

O Governo do Estado de São Paulo reclassificou o Plano SP de combate ao coronavírus para a fase vermelha, a mais restritiva, no período de 25 a 27 de dezembro e de 1º a 3 de janeiro, em meio às festas de Natal e Ano-Novo. Com isso, as celebrações de posse dos prefeitos eleitos e reeleitos, realizada no dia 1º, não podem acontecer com a presença de público.

A nova fase permite apenas atividades essenciais, como: farmácias, mercados, hospitais e transporte público. Eventos, convenções, atividades culturais e atividades que gerem aglomerações estão vetados.

Com o novo panorama, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico recomenda, com orientação do Centro de Contingência do Coronavírus, "que as cerimônias de posse sejam realizadas pela internet, a fim de evitar aglomerações e a disseminação da doença". Porém, a decisão sobre como será feita a posse cabe a cada prefeitura.

O UOL entrou em contato com os cinco maiores colégios eleitorais do estado, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), para saber como serão realizadas as cerimônias.

1º São Paulo - 8.986.687 eleitores

27 out. 2020 - Bruno Covas (PSDB) faz o acompanhamento do programa Visitação Domiciliar em uma residência no bairro Jardim Santo André, na zona leste da capital paulista - PETER LEONE/ESTADÃO CONTEÚDO - PETER LEONE/ESTADÃO CONTEÚDO
Bruno Covas (PSDB), prefeito reeleito de São Paulo
Imagem: PETER LEONE/ESTADÃO CONTEÚDO

A capital paulista reelegeu o prefeito Bruno Covas (PSDB), com 3.169.121 votos, sendo 59,38% do total validado. A reportagem do UOL questionou a Prefeitura de São Paulo para saber como seria realizado o evento de posse, mas até o momento não recebeu resposta.

A festa da vitória de Covas, em 29 de novembro, no diretório estadual do partido tucano, contou com grande aglomeração de pessoas. Na ocasião, inclusive, estava presente o governador João Doria (PSDB). Questionado à época, Doria afirmou que "não foi participar de comemoração nem celebração".

2º Guarulhos - 872.880 eleitores

Guti (PSD) lidera as pesquisas de segundo turno em Guarulhos para a Prefeitura - Fabio Nunes Teixeira - Fabio Nunes Teixeira
Guti (PSD), prefeito reeleito de Guarulhos
Imagem: Fabio Nunes Teixeira

Guarulhos reelegeu o prefeito Gustavo Henric Costa (PSD), conhecido como Guti, que recebeu 327.022 votos, em segundo turno, com 57,83% dos votos válidos.

Para a celebração da posse do novo mandato, a prefeitura informou que "irá realizar uma solenidade com o prefeito, seu vice, Professor Jesus (Republicanos) e alguns secretários de forma online, sem a participação de convidados ou familiares."

3º Campinas - 843.433 eleitores

Dario Saadi (Republicanos) é candidato à Prefeitura de Campinas no segundo turno - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Dario Saadi (Republicanos), prefeito eleito de Campinas
Imagem: Reprodução/Facebook

Campinas elegeu Dario Saadi (Republicanos) em segundo turno, com 222.030 votos, recebendo 57,07% dos votos válidos.

A transmissão do cargo do atual prefeito Jonas Donizette (PSB) para Saadi, será no gabinete do prefeito, apenas com as presenças dos dois e seus vices, Henrique Magalhães Teixeira (PV) e Wanderley de Almeida (PSB), respectivamente.

Ainda irá ocorrer uma celebração na Câmara Municipal, onde o prefeito e vice participarão remotamente com transmissão da TV Câmara Campinas.

Os vereadores também serão empossados virtualmente, com exceção da vereadora Mariana Conti (PSOL), que presidirá a sessão, e dos integrantes da Mesa definidos por ela, que segundo a casa, "ficarão no plenário e respeitando distâncias mínimas".

4º São Bernardo do Campo - 620.181 eleitores

O prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando - Estadão Conteúdo - Estadão Conteúdo
Orlando Morando (PSDB), prefeito reeleito de São Bernardo do Campo
Imagem: Estadão Conteúdo

São Bernardo do Campo reelegeu em primeiro turno o prefeito Orlando Morando (PSDB), que recebeu 261.761 votos, sendo 67,28% do total validado.

A cidade fará a cerimônia de posse na Câmara Municipal. O cerimonial avalia realizar o evento com o prefeito, o vice Marcelo Lima (PSD), os 28 vereadores e servidores técnicos.

A justificativa do município é que o evento não pode ser virtual "por ter um livro e um compromisso a ser prestado, e assinado por 30 empossados".

Ainda ratificam que estão em contato com "a consultoria e a assessoria do Departamento de Vigilâncias a Saúde da prefeitura" e " com médicos e técnicos que mediram o plenário e estabeleceram o distanciamento entre os parlamentares, medição de temperatura, álcool em gel em todas bancadas e canetas individuais"

5º Osasco - 567.361 eleitores

O prefeito de Osasco, Rogério Lins (Podemos) - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Rogério Lins (Podemos), prefeito reeleito de Osasco
Imagem: Reprodução/Facebook

Osasco reelegeu o prefeito Rogério Lins (Podemos), em primeiro turno, com 204.207 votos, com 60,94% de votos validos.

Para sua posse, a Prefeitura de Osasco informou que realizará uma cerimônia no Paço Municipal com o prefeito, a vice-prefeita, Ana Rossi (PL) e os secretários da cidade.

Conforme consultado, o acesso será proibido ao público externo e não terá transmissão.