Topo

Esse conteúdo é antigo

SP: Após assédio, deputada pede a colegas para acelerar Conselho de Ética

Do UOL, em São Paulo

05/01/2021 20h19

A deputada estadual Isa Penna (PSOL-SP) pediu a colegas da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) que aceitem convocar uma sessão extraordinária para instaurar o Conselho de Ética sobre denúncia contra o deputado Fernando Cury (Cidadania). A informação foi publicada inicialmente pela revista Época e confirmada pela reportagem do UOL.

Um vídeo público da sessão do dia 16 de dezembro mostra o momento em que a deputada conversava com o presidente Cauê Macris (PSDB), apoiada no balcão do plenário, quando Cury se aproximou por trás dela e colocou e manteve as mãos em sua cintura, na altura dos seios. A parlamentar registrou um Boletim de Ocorrência por assédio sexual e uma denúncia formal por quebra de decoro.

Sem a sessão extraordinária, o julgamento por importunação sexual contra Cury deve ocorrer somente depois do dia 1º de fevereiro, quando acaba o recesso legislativo.

Isa Penna diz ter se sentido violada

Nas cenas, exibidas no vídeo, Isa Penna reage e afasta o deputado com as mãos. Ele, então, põe a mão sobre o ombro da deputada, que reage novamente. Os dois gesticulam e conversam com o presidente por alguns minutos, até que Cury se afasta. (Assista ao vídeo acima)

Ativista feminista e militante contra a violência à mulher, a deputada diz ter se sentido violada, em contato com a reportagem do UOL.

Segundo ela, um grupo de deputados estava bebendo antes do início da sessão. Cury, de acordo com a parlamentar, "estava com muito bafo de uísque".

Depois que ela o afastou, conta, o deputado fez "cara de mal entendido" e pediu desculpas. Mas, pouco depois, diz a deputada, Cury e outros parlamentares estavam "rindo do assunto".

"Não houve tentativa de assédio"

No dia seguinte ao episódio, Isa Penna pediu para que o vídeo fosse mostrado a todos os deputados. Em seguida, Cury pediu a palavra e tentou se defender das acusações.

"Em primeiro lugar, gostaria de frisar a todos, principalmente as mulheres que estão aqui, que não houve, de forma alguma, da minha parte, a tentativa de assédio, importunação sexual ou qualquer outra coisa ou qualquer outro nome semelhante a esse. Eu nunca fiz isso na minha vida toda. E quero dizer, de forma veemente, inclusive para todas as mulheres que estão aqui, eu nunca fiz isso. Mas se a deputada Isa Penna se sentiu ofendida com o abraço que eu lhe dei, eu peço, de início, desculpa por isso", disse.

Na ocasião, o deputado afirmou que viu o vídeo novamente e não enxergou "nada de mais" nele, e pediu até mesmo que a sua mulher tivesse força nesse momento.