Topo

Esse conteúdo é antigo

PP decide apoiar candidatura de Rodrigo Pacheco à Presidência do Senado

Arquivo - Bancada do Progressistas (PP) no Senado decidiu apoiar a candidatura do senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) à Presidência da Casa - Alex Ferreira/Câmara dos Deputados
Arquivo - Bancada do Progressistas (PP) no Senado decidiu apoiar a candidatura do senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) à Presidência da Casa Imagem: Alex Ferreira/Câmara dos Deputados

Luciana Amaral

Do UOL, em Brasília

13/01/2021 12h30Atualizada em 13/01/2021 12h35

A bancada do Progressistas (PP) no Senado decidiu hoje que vai apoiar a candidatura do senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) à Presidência da Casa.

A decisão foi anunciada em nota assinada pelo presidente nacional do partido, o senador Ciro Nogueira (PP-PI).

Atualmente, o PP conta com sete senadores. Com a bancada, Pacheco chega a cerca de 39 senadores nos partidos que o apoiam. Esse número pode mudar devido a troca de partidos de senadores, retorno de titulares ao mandato e traições já que o voto é secreto.

"Acreditamos que o senador Rodrigo Pacheco se identifica com os anseios progressistas de unificar o Senado Federal em torno de projetos que vão garantir a retomada do crescimento econômico do país pós-pandemia e as reformas de que o Brasil precisa", afirmou Nogueira.

Pacheco é o candidato preferido do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e terá como principal adversária a senadora Simone Tebet (MDB-MS), que confirmou a candidatura ontem.

A estimativa é que ela tenha, no mínimo, 31 votos a seu favor se o MDB conseguir o apoio do Podemos e do PSDB. Há a expectativa de que esses dois partidos anunciem o apoio a ela ainda hoje. A senadora também deverá conseguir votos do Cidadania e Rede, por exemplo.