Topo

Esse conteúdo é antigo

Bruno Covas apresenta novo nódulo no fígado e volta para a quimioterapia

Do UOL, em São Paulo

17/02/2021 20h09Atualizada em 17/02/2021 23h14

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB-SP), foi diagnosticado com novo nódulo no fígado e teve de interromper o tratamento por imunoterapia para iniciar, na tarde de hoje, um novo protocolo de quimioterapia. Segundo pessoas próximas ao prefeito, que luta contra o câncer desde 2019, ele se mostra otimista.

De acordo com o boletim médico divulgado pela prefeitura, Covas foi internado ontem (16) no Hospital Sírio-Libanês, região central da capital, para "sua rotina de tratamento para realização de exames de controle". Com a descoberta, ele deverá ficar na unidade até sábado (20). A retomada de um nódulo na região era uma possibilidade considerada pelos médicos.

"A imunoterapia será interrompida e um novo protocolo de quimioterapia convencional terá início. Inicialmente, estão prescritas quatro sessões de 48 horas, com intervalos de 14 dias entre cada uma", informa o boletim.

Mais um desafio a ser superado. Vou enfrentá-lo como sempre: confiante, de cabeça erguida e grato pelo apoio e carinho de todos vocês."
Bruno Covas

Em suas redes sociais, o prefeito reproduziu fala creditada ao ex-presidente americano Abraham Lincoln (1809 - 1865). "O êxito da vida não se mede pelo caminho que você conquistou, mas sim pelas dificuldades que superou no caminho."

Luta contra o câncer

Covas foi diagnosticado com câncer no trato digestivo em outubro de 2019, quando tratava de uma infecção na pele. Ele foi submetido a sessões de radioterapia e, com a regressão do tumor, passou para a imunoterapia — que é o tratamento com o uso de anticorpos monoclonais para estimular o sistema imunológico em sessões que duram cerca de 30 minutos.

Em novembro do ano passado, pouco antes de sua reeleição como prefeito, Covas comentou que já havia realizado oito sessões de quimioterapia que fizeram "sumir" dois dos seus três tumores.

O político tucano está sendo acompanhado pelos médicos David Uip, Roberto Kalil, Artur Katz, Tulio Eduardo Flesch Pfiffer e João Luis Fernandes da Silva.

Leia a íntegra do boletim de saúde do prefeito Bruno Covas:

O Prefeito Bruno Covas foi internado na 3ª feira, 16/02, dentro de sua rotina de tratamento para realização de exames de controle.

Clinicamente o prefeito está bem disposto, alimentando-se bem e recuperando peso após período de radioterapia.

Os exames de imagem realizados nesta 4ª feira, 17/02, evidenciaram sucesso da radioterapia no controle dos linfonodos, próximos ao estômago.

Foi detectado também o surgimento de um novo nódulo no fígado, cuja presença enseja ajuste no tratamento.

A imunoterapia será interrompida e um novo protocolo de quimioterapia convencional terá início.

Inicialmente estão prescritas 4 sessões de 48 horas, com intervalos de 14 dias entre cada uma.

Novos exames de imagem para controle serão realizados ao final deste ciclo.